Início Sociedade Alunos do agrupamento Raúl Proença destacam-se no RoboParty 2025

Alunos do agrupamento Raúl Proença destacam-se no RoboParty 2025

0
Alunos do agrupamento Raúl Proença destacam-se no RoboParty 2025
Os jovens que participaram no RoboParty2025, entre 5 e 7 de março

O clube de programação e robótica Robotics Code Raul, do Agrupamento de Escolas Raúl Proença, marcou presença concurso RoboParty 2025, que decorreu entre 5 e 7 de mrço, em Guimarães. Trata-se de um evento pedagógico que reúne equipas de quatro pessoas durante três dias e duas noites, proporcionando formação e experiência prática na construção de robôs móveis autónomos.

Duas equipas deste agrupamento destacaram-se, entre as 96 partipantes, no Fun Challenge ao conseguirem passar à segunda ronda da competição e ao obterem um 6º lugar prova Crazy Race e um 3º lugar na prova de dança Robô Show. Na prova Crazy Race, os robôs enfrentaram um percurso que combinava duas provas essenciais: o seguimento de linhae o desvio de obstáculos. Para superar o desafio, os alunos tiveram de recorrer a uma abordagem eficiente de utilização de sensores e controlo, garantindo que os robôs tomassem decisões rápidas e eficientes, explica o agrupamento.

No Fun Challenge, os alunos participaram num jogo um contra um que exigia a coordenação entre o aluno e o robô.

O Robô Show incentivou a inovação e o trabalho em equipa, exigindo que os robôs executassem coreografias autónomas sincronizadas com a música. Os alunos caldenses desenvolveram sequências de movimentos criativos, incluindo padrões de deslocamento, rotações e interações com o ambiente. Os robôs foram personalizados com bonecos, desenvolvidos em articulação com uma turma do 11º ano de Artes Visuais, resultando numa fusão inovadora entre tecnologia e arte. Ainda de acordo com o mesmo agrupamento,  os robôs, por sua vez, foram equipados com bases impressas em 3D, projetadas para sustentar os bonecos.

A participação nesta prova contou com a colaboração dos clubes de robótica do Agrupamento de Escolas da Maia e do Instituto do Maranhão do Brasil, que contribuíram para a programação dos robôs, “destacando-se o espírito de partilha e trabalho em equipa”.

Para o agrupamento, a participação do clube Robotics Code Raul foi “uma experiência enriquecedora e inspiradora, não só pelos excelentes resultados alcançados, mas também pelo fortalecimento dos laços de colaboração e criatividade entre os participantes”. Este evento revelou, uma vez mais, o “potencial da robótica como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento de competências valiosas, preparando os alunos para os desafios do futuro tecnológico”, concretiza.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.