Início Sociedade Alunos divertem-se e aprendem durante a Semana Raul Proença

Alunos divertem-se e aprendem durante a Semana Raul Proença

0
Alunos divertem-se e aprendem durante a Semana Raul Proença
Os alunos participam, em peso, nas várias actividades |Fátima Ferreira

Os alunos do Agrupamento de Escolas Raul Proença tiveram por estes dias ao seu dispor cerca de meia centena de actividades nas mais diversas áreas do conhecimento. A Semana Raul Proença termina hoje, 9 de Fevereiro, e durante o dia os jovens terão oportunidade de participar em jogos, workshops, avaliar o índice de massa corporal, ou conversar com estudantes universitários.

Gazeta das Caldas - Semana Raul Proença
Especialistas de várias áreas abordaram a poluição atmosférica |Fátima Ferreira

A Semana Raul Proença realiza-se há mais de duas décadas e em cada edição continua a mobilizar os alunos. Um exemplo disso mesmo foi a palestra “Fogueiras, poluição do ar e saúde pública”, que se realizou na segunda-feira de manhã e lotou por completo o auditório da Expoeste.
Célia Alves, professora da Universi­dade de Aveiro, alertou os jovens para os perigos das lareiras abertas ao nível da poluição. A investigadora aconselhou a substituição das lareiras abertas por equipamentos certificados e deixou outros conselhos úteis: evitar a queima de espécies resinosas (como o pinheiro) e optar pelo eucalipto ou a oliveira, que libertam menos partículas nocivas para a atmosfera. Para além disso, a lenha deve estar seca e rachada, devendo a fogueira ser incendiada pelo topo.
Os números negros da poluição atmosférica foram apresentados por Paulo Carmo, da Quercus. De acordo com o responsável, em em 2015 terão morrido prematuramente em Portugal 6630 pessoas devido à má qualidade do ar. E não se pense que são os transportes o agente mais nocivo pois, de acordo com o ambientalista, é a agricultura quem tem mais peso nesta questão ambiental. Defende, por isso, que é importante mudar de hábitos e de estratégia, devendo estes passar pela redução das deslocações em automóvel e aposta na mobilidade sustentável, e aquisição de hábitos de eficiência energética.
Paulo Carmo chamou também a atenção para a necessidade de fomentar a diversificação das energias renováveis, de se fazer uma verdadeira política de reorganização da floresta nacional e do encerramento das centrais termoeléctricas.

O dirigente da Quercus informou os alunos que poderão saber qual a qualidade do ar que respiram, pois a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) faz essa monitorização. A estação mais próxima das Caldas da Rainha está localizada na Lourinhã e, de acordo com o responsável, os bons resultados obtidos mostram que “é bom viver nesta região”.
Também presente na palestra, o médico pneumologista do CHO, Daniel Duarte, falou sobre os danos que a poluição atmosférica provoca na saúde. A título de exemplo, referiu que no ataque às torres gémeas, em 2001, houve três vezes mais mortes pela libertação de poluentes no ar do que pelo desmoronamento dos edifícios.
A Escola Raul Proença tem também voz activa no estudo da qualidade do ar. A professora Mercês Silva e Sousa coordenou o projecto que fez a biomonitorização da qualidade do ar recorrendo a musgos e líquenes e que foi premiado a nível internacional. Foram feitas recolhas na região e depois de analisadas as amostras, os alunos fizeram um mapeamento da pureza atmosférica. E, espante-se ou não, o Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, foi o local que apresentou maior pureza atmosférica.
Já a Câmara das Caldas estimula as boas práticas ambientais dando um incentivo maior às instituições que adquirem veículos amigos do ambiente, replantação de árvores e tendo a monitorização do ar como um dos critérios no âmbito do projecto das Cidades Inteligentes.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.