Alunos de Santa Catarina em destaque na Academia de Empreendedores

0
690

O Agrupamento de Escolas de Santa Catarina arrecadou grande parte dos prémios da 7ª edição da Academia de Empreendedores da Região Oeste, acabando mesmo por ser distinguida como a Escola Mais Empreendedora.
Foi para Santa Catarina que seguiram seis dos nove prémios entregues no passado dia 25 de Maio, tendo aquele agrupamento feito o pleno nas categorias “O meu primeiro euro”, dedicado ao 2º ciclo do ensino básico, e “O meu primeiro milhar”, para alunos do 3º ciclo. Já os prémios da categoria “O meu primeiro milhão” foram divididos entre a Escola Técnica e Empresarial do Oeste, distinguida como a Escola Mais Inovadora, e o Colégio Rainha D. Leonor.
Num ano em que estiveram a concurso 25 ideias de negócio, que envolveram 66 alunos das escolas do concelho, as poupanças financeiras e energéticas e as energias renováveis voltaram a ser algumas das áreas que mais interesse despertaram nos alunos. Os 15 projectos finalistas, escolhidos por um júri composto por elementos da Câmara das Caldas da Rainha e da Associação Industrial da Região Oeste (AIRO) foram apresentados numa sessão realizada no Centro da Juventude, onde pais e professores lotaram o auditório. A presença do secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Franquelim Alves, foi anunciada pela autarquia, mas acabou por não se concretizar.
Ao longo de toda a tarde, os alunos venderam a sua ideia de negócio, apontando objectivos, definindo mercados alvo, necessidades de investimento, custos com produção, recursos humanos, etc. Aspectos essenciais a uma iniciativa que pretende despertar os mais jovens para o empreendedorismo, confrontando-os com a necessidade de tomar decisões de negócio de forma autónoma.
Coube a Ana Maria Pacheco (AIRO), Hugo Oliveira (Câmara Municipal) e André Macedo (Comunidade Intermunicipal do Oeste) avaliar os projectos a concurso e decidir quais mereciam ganhar os prémios pecuniários e vales de compra em estabelecimentos comerciais caldenses.
Numa altura em que tanto se fala na premência do empreendedorismo, da criatividade e da ousadia para contornar a crise, autarquia e AIRO prometem continuar a desafiar os alunos a pensarem projectos de negócio.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

Os vencedores

- publicidade -

O meu primeiro euro (2º ciclo)
1º lugar: DAM+T – Ana Almeida, David Patrício e Margarida Costa, Agrupamento de Escolas de Santa Catarina
2º lugar:  Aspirador de Cinzas – Francisca Sousa, Raquel Costa, Sofia Rocha e Beatriz Querido, Agrupamento de Escolas de Santa Catarina
3º lugar: Cartão Tradutor – Sara Almeida e Mariana Germano, Agrupamento de Escolas de Santa Catarina

O meu primeiro milhar (3º ciclo)

1º lugar: BM Solares – Duarte Carmo e Joana Fortunato, Agrupamento de Escolas de Santa Catarina
2º lugar: PEQR – Henrique Paulo, Agrupamento de Escolas de Santa Catarina
3º lugar: Gameboy está de volta – Marcelo Alves, Agrupamento de Escolas de Santa Catarina

O meu primeiro milhão (Ensino secundário)

1º lugar: ESSA – Andreia Soares, Eliana Rodrigues, Sara Almeida e Soraia Rodrigues, ETEO
2º lugar: Poup´água – Ana Inácio, Colégio Rainha D. Leonor
3º lugar: Rolling – Débora Vicente, Patrícia Carvalho e Marta Leandro, ETEO

- publicidade -