
Uma nuvem de camarão sobre arco-íris de legumes, um ninho de bacalhau envolto em sumptuosa espuma de grão e um deleite de maçã sob cascata de canela. A ementa parece-lhe sugestiva? Com certeza que sim.
Este foi o menu apresentado por Tiago Costa e Tiago Crispiniano, alunos do 3º ano do curso de cozinha e pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) aos 30 convidados que na noite de 25 de Março participaram no primeiro Menu Literário, que decorreu na escola.
O projecto teve início nas aulas de Português quando a professora Susana Gonçalves pediu aos alunos para elaborar menus diferentes a partir do titulo de um romance. A primeira escolha foi “A espuma dos dias”, do autor francês Boris Vian, uma obra que transporta o leitor para a vida e o amor.
Fazendo instrumento de imagens poéticas e irreais, ao nível do absurdo (uma das personagens padece de um nenúfar no pulmão, que cura inalando outras tipologias de flores) o autor leva os seus leitores a um mundo onde o amor é a derradeira força motriz.
“Escolhi um romance cujo titulo achei que era sugestivo, com várias cores e texturas”, conta a docente, que depois de ver a motivação dos seus alunos resolveu pôr em prática alguns dos menus criados.
Tiago Crispiniano destaca que a ementa idealizada por ele e pelo seu colega de turma tem em comum nas entradas, prato e sobremesa, a espuma, que “ainda é pouco comum, mas está a ser utilizada ao nível da cozinha molecular”.
Os jovens começaram a preparar a refeição às 15h00 para cinco horas depois estar tudo pronto a sair para a sala de refeições, profusamente decorada com flores, a lembrar a primavera e algumas passagens do livro.
O jantar teve ainda por objectivo ajudar os alunos a angariar dinheiro para a viagem de finalistas que pretendem realizar a Vila Nova de Milfontes.
A casa cheia e o agrado dos participantes levou a docente a pensar já numa segunda edição, que terá por tema a obra Romeu e Julieta.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























