Alunos da EHTO criaram receitas inovadoras com produtos regionais

0
803

Os finalistas da turma de Gestão e Produção de Cozinha, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste apresentaram seis produtos inovadores desenvolvidos no âmbito do módulo “Desenvolvimento de Produtos Gastronómicos”, que tem como objetivo promover o empreendedorismo sustentável e o desenvolvimento de novos produtos e turísticos e gastronómicos.
Henrique Vitorino apresentou o projeto “Do Oeste à Boca”, uma gama de refeições rápidas com os produtos de toda a região Oeste. Trata-se de uma alternativa saudável e sustentável de petiscos, sopas e pratos vegetarianos apresentados num frasco ecológico e sustentável. Rafaela Gonçalves apresentou um molho agridoce “Sweet Chilli de Ginja”, a partir da Ginja de Óbidos. Este licor esteve ainda na base do projeto de João Silva, de Óbidos, e Gabriel Silva, de Santa Maria da Feira, que apresentaram uma proposta de fusão destas duas vilas e criaram a “Fogaça com Ginja”. Os alunos Raul Salgado e Rodolfo Bernardino mostraram a sua gama de “Molhos do Mar” para grelhados, com o uso de algas de São Martinho do Porto e o aluno Joaquim Mendonça, também usando as algas, apresentou uma novidade de bombons alternativos, que denominou de “Doces do Mar”. A última apresentação coube a Eduardo Sousa que propôs dois produtos com base na codorniz do Landal, em escabeche e numa alternativa saudável aos enchidos denominada “Boudin blanc de Codorniz do Landal”.
As pesquisas contaram com parcerias estratégicas com algumas empresas da região, como a Frutóbidos com a Ginja Vila das Rainhas, a Limo do Cais com as algas de São Martinho do Porto e a Aves Susana com a codorniz do Landal, que demonstraram interesse em continuar a aprofundar o trabalho de pesquisa efetuado pelos alunos, tendo em vista a integração no leque de produtos a oferecer ao mercado.

- publicidade -