
O Movimento Gentil – Desafio Escolas esteve na EB de Santo Onofre para conhecer a gentileza dos seus alunos do 1º ciclo e os projectos que desenvolvem. O programa de televisão, conduzido por Rodrigo Paganelli, foi gravado no passado dia 4 de Outubro e será apresentado na RTP2, inserido no Zig Zag de 5 de Novembro.
Trata-se do 8º programa da 2ª temporada, que percorre o país à procura dos melhores projectos das escolas.

Vinte e três meninos que frequentam o primeiro ciclo na EB de Santo Onofre gravaram, na passada sexta-feira, o programa Movimento Gentil – Desafio Escolas. Foram escolhidos pelos colegas por serem os mais gentis da sua turma e, juntos, partilharam com a produção do programa Zig Zag o que é ser gentil e os projectos que desenvolvem naquele estabelecimento de ensino. Logo de manhã mostraram como as crianças se podem divertir também a jogar xadrez e, numa atitude de gentileza, são os mais velhos que ajudam os mais novos a aprofundar as técnicas deste jogo de raciocínio. Depois apresentaram o projecto Dress a Girl, que é desenvolvido na escola há dois anos, e que consiste na confecção de vestidos que depois são entregues a meninas que vivem em países abaixo do limiar da pobreza.
O projecto solidário envolve não só as crianças como também as famílias, em que grande parte das vezes são as avós que confeccionam as peças de vestuário.
Os meninos responderam também ao desafio que lhes foi proposto pelo apresentador do programa, Rodrigo Paganelli. Em terra de cerâmica os alunos foram convidados a pintar peças de cerâmica, que o próprio apresentador trouxe do Museu da Cerâmica, e que depois venderam na escola. O resultado dessa venda destina-se à aquisição de mais tecido para confeccionar vestidos para o projecto “Dress a Girl”.
O programa, que irá para o ar a 5 de Novembro, começará com a chegada de Rodrigo Paganelli à escola que, à semelhança de outros locais do país, é feita de forma original. Neste caso será de barco, tendo o apresentador gravado as cenas no lago do Parque D. Carlos I, com a produtora Mola Filmes.
Este será o oitavo programa da segunda temporada do Movimento Gentil – Desafio Escolas, onde vão à procura dos projectos mais originais desenvolvidos pelos estabelecimentos de ensino. Na primeira temporada foi escolhida uma escola por distrito do continente e ilhas, num total de 20 episódios.
“Está na moda ser gentil”
Rodrigo Paganelli foi recebido com abraços e muita animação pelas crianças. Uma prática comum às escolas por onde passa e que mostra que vêem o programa e que se identificam com a mensagem que passa.
“Chegamos às escolas e os miúdos vêm ter connosco e contam-nos como têm sido gentis. Vemos que têm vontade de praticar a gentileza”, conta o apresentador do programa, que considera que as novas gerações estão muito mais despertas para a cidadania do que as anteriores.
“Está na moda ser gentil e é fixe!”, refere Rodrigo Paganelli, destacando a preocupação que as crianças têm com o ambiente, com os animais, contra o bullying e a exclusão social. “E espero que esta moda perdure por muito tempo”, rematou.
“Sou caldense de coração”

Viktoriya Starchenko, coordenadora de conteúdos do programa Movimento Gentil – Desafio Escolas, tem uma relação afectiva com as Caldas, cidade onde morou durante dois anos, quando chegou da Ucrânia. “Sou caldense de coração”, contou a jovem, actualmente com 30 anos, que chegou a Portugal há 14, para ingressar no 11º ano na Escola Secundária Raul Proença. Os primeiros meses foram complicados pois teve que aprender outra língua e fazer novas amizades, mas conseguiu integrar-se com facilidade. “Quando cheguei à escola ainda não havia muitos alunos estrangeiros, e os professores, perdidos, não sabiam como passar a informação, mas nunca desistiram de mim e da minha irmã. Tivemos aulas de apoio e ajudaram-nos no que necessitávamos”, recorda Viktoriya Starchenko.
A jovem morou durante dois anos nas Caldas, depois foi estudar para Lisboa onde se licenciou em Relações Internacionais. A primeira experiência profissional foi no programa Nós, da RTP. Também apresentou o programa Literacia 3D, integrado no programa infanto-juvenil Zig Zag. O casamento levou-a para Itália durante três anos e no regresso a Portugal, em Setembro do ano passado, foi convidada para integrar a equipa do Movimento Gentil. “Adorei logo a ideia, porque acho que é um projecto que faltava na televisão portuguesa para as crianças”, disse, mostrando a sua satisfação pelo conteúdo do programa, mas também pela possibilidade de conhecer escolas de todo o país.
Apesar de morar em Lisboa, as visitas de Viktoriya às Caldas continuam a ser feitas com alguma regularidade. O pai mora na cidade e a jovem aproveita os fins-de-semana para o visitar e, juntamente com a irmã, passear pela cidade. “Ao sábado de manhã vamos à praça da Fruta comprar produtos frescos para levar e vamos tomar um café no parque. Depois almoçamos num restaurante que gostamos e o programa fica completo com uma ida à Foz ou a S. Martinho para tomar um café a meio da tarde”, resume.






























