A sensibilização para as línguas estrangeiras (inglês e mandarim), o yoga nos jardins de infância, o controlo da obesidade, o apoio às crianças com necessidades educativas especiais, a práctica de exercício físico, o aconselhamento postural, acções básicas de socorrismo, um parque informático e actividades de protecção ambiental, são algumas das propostas do programa educativo @prender.mais-CR (Aprender Mais). Elaborado pela Câmara das Caldas, o programa teve início no passado dia 19 de Outubro e dirige-se aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo.
A estas actividades, que são uma continuidade de anos anteriores, juntam-se este ano lectivo três projectos-piloto: a aprendizagem da língua gestual portuguesa, o desenvolvimento da criatividade através do desenho de cartoon e o contacto com o jazz, uma iniciativa integrada no festival Caldas Nice Jazz.
Ana Maria será a responsável pela introdução da língua gestual portuguesa em cinco jardins de infância do concelho das Caldas, uma actividade que, além do conhecimento desta língua, visa estimular a consciencialização das crianças para os estereótipos da diferença, levando-os a adoptar comportamentos que promovam a igualdade. Um projecto que resulta da parceria entre o município e a ANAE (Associação Nacional de Animação e Educação) e que ganha um gosto especial, por 2016 ser o ano internacional do entendimento global.
Ainda inserido nesta parceria está o projecto “CRinfantoon”, onde o “cri” faz referência a “criar”, o “inf” a “infância” e o “toon” a “desenho”. Pela mão de Bruno Prates (que também é colaborador da Gazeta da Caldas), a actividade será realizada com crianças do pré-escolar, com o intuito de “desenvolver a criatividade através de exercício do desenho, começando pelo desenho de emoções e personagens” e, apenas numa fase final, “de uma narrativa em cartoon”. É que, explica o cartoonista, “o objectivo principal é que eles percebam que podem desenhar com qualquer coisa e que tudo aquilo que nos rodeia é motivo de desenho”.
“O jazz vai às escolas”, uma iniciativa promovida pela CulturCaldas em acordo com a autarquia, tem como alvo as turmas do 1º ciclo da Escola Básica de A-dos-Francos e do Centro Escolar de Alvorninha, proporcionando aulas de jazz e o contacto com os instrumentos, actividade que culminará com a apresentação de um espectáculo final nas escolas. “Escolhemos A-dos-Francos e Alvorninha porque já têm bandas filarmónicas e, portanto, não se arranca do zero. Além disso, a ideia também é trazer os alunos ao primeiro espectáculo do Caldas Nice Jazz e desmistificar a ideia de intelectualidade que possa estar associada às Caldas pois o CCC é para todos”, disse o vereador Alberto Pereira.
O programa @prender.mais-CR, apresentado em conferência de imprensa no dia 14 de Outubro, tem um prazo de validade de cinco anos e significa um custo de 90 mil euros para a autarquia. Contudo, Alberto Pereira salienta que a Câmara pode ainda receber 810 mil euros, em resultado de uma candidatura a fundos comunitários, o que representaria 140 mil euros disponíveis por ano, tendo em conta que o município é comparticipado em 85%. Inseridos no programa estão os agrupamentos das escolas Rafael Bordalo Pinheiro, D. João II e Raul Proença.
Entre as entidades parceiras encontra-se a ANAE, a Escola Académica de Futebol, o Sporting Clube das Caldas, a CulturCaldas, a Valor Sul, a Physioclem, o Centro Hospitalar Oeste Norte, o Centro de Yoga das Caldas da Rainha, a Associação Bandeira Azul da Europa e a Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo, além da Câmara Municipal.
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