Percorreram toda a cidade, com molhos de balões vermelhos e não tiveram a menor complacência. Por onde passassem e houvesse um automóvel mal estacionado…zás! Levava com um balão vermelho pendurado em cada espelho retrovisor.
Os balões continham mensagens sobre o estacionamento indevido, numa iniciativa organizada pelo Conselho da Cidade com o apoio da autarquia.
Chamar a atenção para o estacionamento indevido pela cidade, é um projecto do Conselho da Cidade que foi aprovado pelo Orçamento Participativo (em 2013). Desde então, já deu lugar a várias acções, levadas a cabo com estudantes de vários graus de ensino das escolas da região. A última iniciativa teve lugar nos dias 21 e 22 e contou com a participação de três turmas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas D. João II e de uma turma do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor.
“É importante repetir estas acções, de tempos a tempos, para as pessoas irem interiorizando a importância de respeitar os locais de estacionamento”, disse à Gazeta das Caldas, Maria Júlia Carvalho, presidente do Conselho da Cidade que acompanhava os grupos de crianças, muito entusiasmadas com a iniciativa de assinalar os veículos que paravam as viaturas nos lugares destinados a pessoas com deficiência e também nas zonas de cargas e descargas. Também foram igualmente “assinalados” os carros que se encontravam estacionados em segunda fila e em frente das entradas das garagens. “Os alunos sabem que não está correcto, que se devia respeitar estes lugares especiais”, comentava Maria Júlia.
Com alunos e professores, estiveram também agentes da PSP que supervisionaram a iniciativa e também estabeleceram a melhor forma de fazer o percurso pela cidade.
Com esta acção, o Conselho da Cidade pretende contribuir para a melhoria do estacionamento nas ruas da cidade, procurando que os automobilistas prestem atenção à sinalização vertical e horizontal, respeitem as passadeiras e os locais destinados a veículos utilizados por pessoas com dificuldades motoras, os passeios e os locais de carga e descarga. Pretende-se que cada cidadão possa contribuir para que o espaço público “seja mais ordenado, para que se circule melhor e com mais segurança para os peões”.
Segundo aquela responsável, nas ruas abrangidas pela Regeneração Urbana, “a situação melhorou bastante, o estacionamento está mais organizado e desejamos que assim seja nas restantes ruas da cidade”.
Há, no entanto, a excepção da Rua Heróis da Grande Guerra que foi intervencionada para ser pedonal e que está aberta ao trânsito automóvel. Para a presidente do Conselho da Cidade, naquela artéria “torna-se difícil a sua relação com o peão e com os frequentadores das esplanadas, dado o nível de poluição que aí se regista”.
Na próxima semana terá lugar uma outra acção desta campanha que terá a colaboração de alunos da EBI de Sto. Onofre.






























