Aluna EHTO ganha ouro em competição nacional

0
689
A aluna finalista de Gestão de Turismo, Iara Assis, venceu competição na sua área no XIX Concurso Inter-Escolas

A aluna do curso de Gestão de Turismo destacou-se em concurso que juntou 150 estudantes de todo o país

Iara Assis, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), foi a vencedora da prova de turismo do XIX Concurso Inter-Escolas, que decorreu de 27 a 29 de fevereiro e teve a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão como anfitriã da iniciativa. A aluna do curso de Gestão de Turismo, de 37 anos e natural de Bom Despacho, no Estado de Minas Gerais (Brasil), destacou-se na primeira fase numa prova de avaliação de conhecimentos gerais sobre Turismo, bem como, na prova de inglês. Passou à segunda fase de avaliações (final) onde teve de apresentar um trabalho sobre o turismo mais relevante na cidade de Portimão. A última prova foi realizada em grupo, com um aluno de outra escola, onde tiveram que criar, desenvolver e apresentar em inglês um itinerário pela cidade de Portimão. A finalizar o curso, Iara Assis quer agora realizar o estágio curricular, com a duração de três meses, e depois “analisar as oportunidades que vão surgir”, disse à Gazeta das Caldas.
A escola oestina destaca o “grande orgulho” em ver a aluna ganhar a prova, numa edição que juntou 150 estudantes de todo o país, a competir em vários domínios da hotelaria e turismo.
De acordo com o diretor da EHTO, Daniel Pinto, esta escola já tem “tradição de bons resultados na prova de Turismo no âmbito do Concurso Inter-escolas”, tendo conseguido obter por diversas vezes o primeiro lugar, como foi o caso de Carolina Germano (2019) ou Fátima Joaquim (2018). O responsável lembrou também que a EHTO nasceu há 18 anos, precisamente, com a turma de Gestão de Turismo a funcionar no seu primeiro ano letivo 2006/2007.
O Concurso Inter-Escolas é realizado há 20 anos pelo Turismo de Portugal, através da sua rede nacional de escolas, “para os seus alunos mais talentosos e motivados e também para alunos selecionados de outras Escolas Profissionais e da rede de Ensino Superior que integrem a Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo”. Os participantes são convidados a apresentar a “sua criatividade, a sua inovação e aquela atitude especial que nos faz ter esperança nestes alunos que serão os profissionais do futuro”, salienta Daniel Pinto.
A frequentar o concurso esteve também o aluno Salvador Cardoso, de 16 anos e natural de Peniche, do 10.º ano no Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria e que conseguiu obter o segundo lugar na prova de Decathlon – Cozinha Fria, num universo de 12 alunos de todo o país.
Esta edição contemplou 13 provas de diversas áreas e conhecimentos do setor e da EHTO estiveram em competição nove alunos. ■

- publicidade -