
A Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO) venceu na modalidade Ambiente e Arte as XVII Olimpíadas do Ambiente. O objectivo do concurso consistiu em criar o cartaz de divulgação das próxima edição das Olimpíadas do Ambiente, que tinha que ser original e inédito.
A ETEO concorreu através da turma do 10º ano do curso Técnico de Multimédia, que desenhou diferentes propostas e acabou por ver seleccionada para concurso a da aluna Cheila Timóteo, que viria a vencer.
A jovem caldense, de 19 anos, disse à Gazeta das Caldas que não imaginava ganhar o concurso. “Fiquei mais na expectativa para descobrir o valor do que consigo fazer”, disse, acrescentando que esta distinção é importante e motivadora, sobretudo quando se trata de competição tão abrangente como são estas olimpíadas, que, no total, envolvem cerca de 33 mil participantes.
Para a concretização do cartaz, Cheila Timóteo inspirou-se em factos da realidade que nos rodeia. “É a própria Humanidade que destrói o ambiente e, sendo assim, deverá ser o homem a preocupar-se e a agir para remediar os malefícios que tem causado”, explica a aluna, que demorou cerca de duas semanas a concretizar o trabalho, elaborado em contexto de aula.
Esta foi a primeira vez que Cheila Timóteo participou numa realização deste género, mas espera poder repetir a experiência, até porque “são situações destas que incentivam os jovens a continuarem a apostar na criatividade”.
A jovem aluna do curso Técnico de Multimédia sonha em fazer, no futuro, design gráfico de jogos para plataformas, como consolas e computadores, filmes de animação (3D ou 2D), ou design de cartazes e têxtil.
O vencedor das Olimpíadas foi anunciado no dia 26 de Julho e a escola vai agora receber um diploma e um prémio. Esta XVII edição teve uma abrangência nacional, onde mais de 33 mil alunos representativos de todos os distritos do país testaram os seus conhecimentos ambientais.
Ao longo destes 17 anos de existência as Olimpíadas do Ambiente já envolveram directamente perto de 500 mil jovens, do 7º ao 12º ano de escolaridade, e centenas de professores.
Estas Olimpíadas são uma iniciativa coordenada por uma equipa multidisciplinar, constituída por elementos da Universidade Católica Portuguesa, da Quercus e do Zoomarine, este ano com a participação da Câmara Municipal de Lisboa (anfitrião e patrocinador) e do Instituto dos Pupilos do Exército.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























