A Criativa (colectivo organizador do Bazar à Noite e do Gang da Malha, entre outros eventos) vai realizar este domingo, 16 de Fevereiro, um “Almoço Pequeno”, com café, chá, sumos, bons pães, doces e salgados, num local surpresa, cuja localização só será conhecida no dia anterior.
Esta iniciativa está inserido no Restaurant Day, um evento mundial que acontece quatro vezes por ano e que na última edição, a 16 Novembro de 2013, juntou 1383 “restaurantes”, 190 cidades e 31 países.
No entanto, a Criativa vai também aproveitar o momento para apresentar uma outra iniciativa mais abrangente: o Caldas Food Day, que terá lugar a 29 de Março, e que pretende ser um Caldas Late Night (CLN) dedicado à gastronomia.
Segundo Dora Mendes, um dos elementos da Criativa, “da mesma maneira do que acontece no CLN, o objectivo é trazer as pessoas à rua e também recebendo-as em sua casa”, mas neste caso, em vez de instalações artísticas, haverá comida.
A organização pretende também estabelecer vários pontos onde poderão ser instaladas as pessoas que queiram participar e não possam receber os comensais nas suas casas.
Só nas Caldas e em Lisboa
O nome “Almoço Pequeno” é uma tradução livre do termo “brunch”, uma mistura entre “breakfast” (pequeno-almoço) e “lunch” (almoço), utilizado nos países anglófonos para denominar uma refeição que combina aquelas duas.
Quanto ao Restaurant Day, o objectivo é demonstrar que qualquer pessoa pode instalar um restaurante, café ou bar durante um dia e em qualquer local. “Apenas a imaginação de cada um é o limite”, refere a organização mundial no site www.restaurantday.org.
Para além das Caldas, em Portugal apenas Lisboa terá outro evento do género, num “brunch” com sabores escandinavos, organizado por uma finlandesa que está a morar actualmente na capital portuguesa.
A Criativa garante que o local escolhido para o evento nas Caldas é “lindo” e irá surpreender toda a gente. Devido às condições meteorológicas, existem duas alternativas, uma ar ao livre e outra num espaço coberto.
As reservas para o evento nas Caldas da Rainha, que terá início às 12h00, já estavam esgotadas na passada terça-feira, uma vez que a organização limitou a participação a 25 pessoas. A ideia inicial era serem feitos dois serviços, em horas distintas, mas acabaram por decidir fazer apenas uma refeição. O preço era de 10 euros por adulto e 5 euros por criança.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt









