
A Alliance Française das Caldas da Rainha vai estar representada no Colóquio Anual das Alliances Françaises, evento que se realiza em Paris, entre os dias 24 a 27 de Janeiro de 2011.
A escola caldense será representada pelo presidente e directora, Henrique e Maria do Carmo Brandão, respectivamente, que vão dar a conhecer as actividades desenvolvidas nesta zona, em especial porque numa altura de crise acentuada “tivemos no ano transacto um crescimento de 21% no volume de negócios”, disse a directora, sem contudo especificar mais valores. Neste momento a escola tem mais de cem alunos e seis professores.
E a que se deve este crescimento? “À vontade das pessoas de emigrar sobretudo de algumas classes profissionais como, por exemplo, dos enfermeiros”, disse a responsável, referindo-se que estes profissionais, mal acabam a licenciatura, rumam a países como a França ou a Suíça onde “têm sido bem aceites pois têm uma formação superior à dos profissionais desses países e por isso são muito procurados”. Ao todo a Alliance das Caldas já fez cinco cursos de formação só para esta classe profissional.
Segundo a directora, há também interesse por parte de empresas que exportam para França ou Luxemburgo, em proporcionar formação na língua gaulesa aos seus funcionários.
O reconhecimento pelo dinamismo da Alliance nas Caldas, pelo aumento de alunos – de 90 para 100 no ano transacto – e as estáveis parcerias com as escolas da região, levaram a que os serviços centrais franceses reconhecessem a escola caldense e lhes fosse oferecido, para as actividades lectivas, um quadro interactivo de última geração.
Em Março – e em simultâneo com a realização em Lisboa – vai realizar-se nas Caldas a Festa da Francofonia. A directora da escola local é a coordenadora das Alliances Françaises deste festival e por isso comentou que há boas propostas relacionadas não só com o cinema francês, mas também com a música, estando prevista a actuação de um cantor luxemburguês e de uma belga.
Vai também realizar-se uma viagem a Paris com mais de 120 alunos e professores das escolas secundárias Raul Proneça (Caldas), Josefa de Óbidos e da EBI 1,2,3 de Peniche e que trabalham com a Alliance caldense que deverá decorrer entre os dias 14 e 20 de Abril.
Maria do Carmo Brandão foi convidada para os “Etats-Généraux” das Alliances Françaises da Europa, que decorreu recentemente em Bruxelas, e onde participaram responsáveis de 77 escolas de 25 países. A sessão de inauguração contou com a presença da princesa Astrid da Bélgica e do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso “que discursou num francês perfeito”, disse a directora.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt






























