Aljubarrota Medieval volta em agosto

0
590

O evento está de volta à conhecida vila da Padeira de Aljubarrota com gastronomia medieval e animação

O evento Aljubarrota Medieval está de regresso, entre os dias 12 e 15 de agosto, no ano em que se celebram 637 anos da Batalha de Aljubarrota. Durante quatro dias a vila recria o ambiente do século XIV, com tavernas, onde não falta a diversificada gastronomia local, e animação alusiva à época.
Durante este periodo haverá dinamização teatral de acampamento do século XIV, recriação histórica de mesteres medievais, torneios a pé e a cavalo, bafordo, combates e justas, animação itinerante no recinto da feira, artes de rua, danças e meneios. O evento é ainda composto por música medieval ao vivo, jograis, rábulas, procissão e casameiro medieval e a Noite da Padeira de Aljubarrota. Outro momento alto é a recriação da Batalha de Aljubarrota, a 14 de agosto, com dezenas de figurantes e onde é encenada a vitória das tropas portuguesas comandadas por D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, sobre o exército castelhano de D. Juan I de Castela, que se deu no campo de S. Jorge, entre as localidades de Leiria e Alcobaça.
“Cumpridos que estão 637 anos da nossa história enquanto nação livre e independente, a Aljubarrota Medieval será o momento ideal para a celebrar, ao sabor da nossa melhor gastronomia e com muita animação”, propõe o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
Com entradas livres, o Aljubarrota Medieval regressa após dois anos em suspenso devido à pandemia, e poderá ser visitada, a 12 agosto, entre as 18h00 e as 24h00, e a 13, 14 e 15 agosto, entre as 12h00 e as 24h00. ■

- publicidade -