Aliar a doçaria e a cerâmica local

0
796

Empresárias das áreas da doçaria, cerâmica e restauração uniram-se numa interessante iniciativa destinada a promover tradições locais

Natacha Narciso

Conhece a torta Arrelia? É um bolo local, cuja receita tem passado de geração em geração, em algumas famílias caldenses. Leva ovos, farinha e açúcar, mas a receita é um segredo bem guardado por quem sabe fazer este bolo, onde até a atmosfera do forno tem uma palavra a dizer no que diz respeito ao resultado final. Recentemente, esta torta especial passou a contar com uma peça exclusiva, feita em grês, pela ceramista Bolota para o bolo que é confeccionado por Margarida Varela, cozinheira e doceira conhecida que faz ceias medievais para acompanhar visitas guiadas da rota “Raynha das Águas”.
A caldense conta que a torta se vendia numa antiga pastelaria que existia na Rua da Liberdade e que pertenceu às irmãs Carneirinhas. “O sobrinho destas senhoras diz que tem a receita da Arrelia fechada num cofre, a sete chaves”, explica Margarida Varela.
Deste modo, são poucas as pessoas que conhecem o segredo deste bolo e a forma de o confecionar tem passado apenas entre familiares.
Torta e torteira, feita por caldenses, podem ser adquiridas no Café Central, pois ambas estão a ser comercializadas naquele espaço, situado na Praça da Fruta.
“Quando apresentámos a primeira torta e torteira, recebemos logo três pedidos”, disse Luísa Pião, a responsável do café histórico que se “fartou” de pedir a Margarida Varela para lhe trazer a famosa torta caldense, que se vende à fatia ou inteira naquele espaço.
“Foi o amor à terra e aos produtos locais” que as juntou, sublinham as empresárias, conhecidas pelos diferentes projetos relacionados com as áreas onde trabalham e alguns ligados à divulgação dos produtos criados nas Caldas da Rainha.
As três empresárias estão ainda a desenvolver mais ideias relacionadas com esta aliança e equacionam mandar fazer uma embalagem própria para quem quiser levar torta e torteira que tem inscrito o nome deste bolo típico da doçaria caldense. “E é uma bela prenda para quem quiser levar um pouco das tradições locais”, dizem as autoras, interessadas em divulgar o que de melhor há para conhecer na cidade termal. Cada um dos produtos custa 25€.
A Gazeta das Caldas provou e pode recomendar este produto local que só alguns sabem fazer, incluindo pastelarias locais. A famosa torta que agora surge aliada à cerâmica contemporânea local, pelas mãos de Bolota, acabou por juntar três empresárias locais, satisfeitas por conseguir promover em conjunto duas importantes tradições locais: a doçaria e a cerâmica. ■

- publicidade -