Alfeizerão à espera de mais ecopontos

0
763

A população de Alfeizerão tem vindo a queixar-se da falta de ecopontos na freguesia. Uma situação que já não é nova e que em Agosto do ano passado levou já o nosso jornal a contactar o Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça, mas que não foi resolvida até agora.
As campanhas de sensibilização para a importância da reciclagem são uma constante, mas a verdade é que, à falta de ecopontos para depositar os materiais recicláveis, a população não tem outro remédio do que depositar todos os resíduos nos contentores comuns.
Contactada a Resioeste, Gazeta das Caldas ficou a saber que “este ano estão contemplados 19 ecopontos novos para o concelho de Alcobaça”, mas a empresa responsável pelo tratamento de resíduos da região afirma que não existe na sua base de dados “quaisquer pedidos referentes à freguesia de Alfeizerão”. No entanto, e dado que os locais onde os 19 ecopontos serão colocados serão escolhidos em colaboração com a autarquia de Alcobaça, não fica afastada a possibilidade da freguesia poder vir a ser contemplada com contentores diversificados para a recolha selectiva de resíduos sólidos.
A escolha das localizações dos ecopontos “obrigará a uma avaliação conjunta dos locais do ponto de vista técnico (mobilização de equipamentos para despejo de materiais) e do ponto de vista dos dados populacionais”, acrescenta a Resioeste. É que nem sempre as populações respondem da mesma maneira a estes equipamentos e muitas vezes têm características diferentes no que diz respeito à produção de resíduos, nem sempre recicláveis.
Gazeta das Caldas tentou saber junto da Câmara de Alcobaça se está ou não prevista a colocação de ecopontos em Alfeizerão e qual a posição da autarquia nesta questão, mas não conseguiu obter resposta em tempo útil.

Bombeiros de S. Martinho desfilam em dia de aniversário

Os Bombeiros Voluntários de S. Martinho do Porto, na comemoração dos seus 103 anos de existência, desfilaram na Rua 25 de Abril, em Alfeizerão, no dia 13 de Junho. Eram 10 horas da manhã quando a população local deu pela entrada do cortejo, que seguiu até ao fim da rua para depois voltar em sentido contrário, com a fanfarra à frente seguida de dez ambulâncias e de16 carros de incêndios com as sirenes accionadas.
Este acontecimento já se realiza há dez anos consecutivos e terminou com uma romagem ao cemitério de Alfeizerão, onde foi colocada uma coroa de flores em memória dos sócios falecidos, cumprindo-se assim a tradição. Neste acto estiveram presentes o presidente da direcção e os comandantes dos Bombeiros Voluntários de S. Martinho, e a presidente da Junta de Freguesia de Alfeizerão, Natividade Marques.
Como já é habitual, foram muitas as pessoas que assistiram ao desfile ao longo do percurso.

- publicidade -

J.F./T.A.

- publicidade -