Médico infeciologista nasceu na Martingança e reside em Lisboa. Participa no programa que passou para a RTP1
O alcobacense João Ribeiro é um dos 17 concorrentes do MasterChef Portugal 2021, programa que estreou, no passado sábado, em horário nobre, mas, desta feita, na RTP1 em vez da TVI, estação que tinha recebido as primeiras temporadas desta série internacional de cozinha. Natural da Martingança, o candidato a chef tem 43 anos e reside em Lisboa, onde trabalha como médico infeciologista.
O clínico, que tirou férias para conseguir participar no programa, captou a atenção dos jurados com um arroz de marisco, intitulado “Um arroz – lembranças de um amor”. E apesar de alguns reparos ao prato, arrebatou um dez aventais brancos.
Durante a pandemia, João Ribeiro esteve na linha da frente no combate à covid-19, dada a especialização em infeciologia.
Este especialista em medicina no trabalho apaixonou-se pela cozinha desde cedo. Depois de estudar em Pataias e na Marinha Grande, licenciou-se em medicina, revelando um interesse especial pela culinária e, agora, vai mostrar os dotes na exigente cozinha do MasterChef.
Além de João Ribeiro, mais dois concorrentes da região ficaram à beira de entrar no lote de finalistas do programa.
A penichense Ana Agulhas, de 20 anos, judoca do Sporting e atleta de alta competição, não conseguiu um lugar nos finalistas. A estudante de Psicologia apresentou um caril de frango e recebeu um avental preto, que lhe permitiu participar numa eliminatória final. Contudo, ficaria pelo caminho.
Outro alcobacense em destaque na estreia do MasterChef foi João Franco, de 22 anos, um distribuidor que, apesar de não ter sido apurado, apresentou uma história de vida que levou Vítor Sobral, Marlene Vieira e Óscar Geadas a apresentarem-lhe a possibilidade de fazer um estágio profissional num dos restaurantes dos três jurados. ■































