O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça recebe, a 8 e 9 de abril, o IV Encontro Internacional de Abadias Cistercienses, dedicado ao tema “Património Cisterciense europeu e desenvolvimento sustentável: novos desafios de gestão”.
A iniciativa é organizada pela Direção-Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça e pela Associação Leader Oeste, com a parceria institucional do Município de Alcobaça, no âmbito da execução do Projeto de Cooperação LEADER “Cistercian Territories – Abadias e Sítios Cistercienses, vetores de desenvolvimento económico, turístico e cultural”.
Esta edição tem início no dia em que se perfazem 869 anos da carta de doação do território de Alcobaça de D. Afonso Henriques a Bernardo de Claraval, para a fundação do Mosteiro (1153), com a presença de gestores de sítios e/ou rotas cistercienses, provenientes de nove países. Estarão, ainda, presentes, representantes do Instituto Europeu das Rotas Culturais/Acordo Parcial Alargado para os Itinerários Culturais do Conselho da Europa, da Procuradoria-Geral da Ordem de Cister e da Comissão Nacional da Unesco.
Será, ainda, apresentado o projeto “Rota Cisterciense de Portugal”, bem como a intenção de candidatura de Sítios Cistercienses a Património Mundial. ■






























