Alcobaça e Torres Vedras registaram 2 mil novos casos de infeção desde o início do ano

0
774

Metade dos 4.453 novos infetados nos doze concelhos do Oeste desde 1 de janeiro  registaram-se naqueles dois municípios

Os concelhos de Alcobaça (824 casos) e Torres Vedras (1.287) congregram praticamente metade do número total de novos infetados por covid-19 no Oeste desde 1 de janeiro. Na globalidade, os 12 municípios registaram 4.453 casos desde o início do ano, com a situação particularmente mais gravosa naqueles dois concelhos.
Em termos absolutos, Alcobaça regista 1.844 casos de infeção, enquanto Torres Vedras já atingiu os 3.410 casos, números superiores ao concelho das Caldas da Rainha, com 1571 desde o início da pandemia, registou um terço dos infetados desde o início de 2021, com 476 novos casos. Por seu turno, Alenquer, que exibe 2083 casos positivos desde março do ano passado, registou 415 casos desde 1 de janeiro.
A pandemia não dá sinais de abrandamento e esta semana, Peniche ultrapassou a barreira dos 1000 infetados desde o início da pandemia, 369 dos quais desde o início do novo ano.

Intervenção no CHO
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) implementou, ao longo da última semana, uma reorganização no Hospital das Caldas da Rainha, “no sentido de reforçar a capacidade da respetiva Área Dedicada ao Atendimento de Doentes Respiratórios (ADR) do Serviço de Urgência Geral”. A entidade justifica aquela intervenção enquanto se aguarda a construção de um edifício modular, que “permitirá a respetiva expansão no exterior” da unidade hospitalar.
A administração do CHO fez, ainda, saber que se prevê a abertura a breve trecho de um enfermaria não-covid no Hospital de Peniche, o que permitirá aliviar o Hospital de Torres Vedras, que foi notícia a nível nacional por ter várias ambulâncias com doentes à porta para entrarem na unidade de saúde.
O CHO reconhece que as últimas semanas “têm sido marcadas por uma enorme pressão assistencial e crescente procura de doentes”, agravada pela ocorrência de um surto interno na unidade de Torres Vedras, de “surtos com um número muito relevante de infetados em vários lares da região”, bem como “pelo efeito do frio extremo registado na generalidade do país”. Em Torres Vedras, foi instalada uma nova enfermaria destinada a doentes covid, com lotação para 21 camas.
Na passada segunda-feira, encontravam-se 101 doentes infetados com covid-19 internados em enfermaria no Centro Hospitalar do Oeste: 35 na Unidade de Caldas da Rainha e 66 na Unidade de Torres Vedras. “A lotação não está ainda esgotada, encontrando-se, no entanto, perto do limite da capacidade. A taxa de esforço do Hospital no que respeita a camas covid-19 ultrapassa já os 40%, relativamente às camas não covid”, sublinhou o CHO.

- publicidade -

Mais casos em lares
Esta semana foi conhecida a existência de vários novos surtos em instituições da região. Na terça-feira foi revelado o surto na Santa Casa da Misericórdia das Caldas, com um total de 103 infetados (25 funcionários e 78 utentes). Segundo a provedora, Maria da Conceição, as pessoas estão assintomáticas não se registando nenhum caso grave. Já foram entretanto tomadas várias medidas, como o encerramento de espaços comuns e o isolamento dos doentes em quartos, onde são servidas as refeições.
Antes, no domingo, a Santa Casa da Misericórdia de Óbidos revelou a existência de 16 casos positivos de infeção por covid-19 na Estrutura Residencial Para Idosos da instituição. Em comunicado, a entidade salientava que se tratam de 13 utentes e 3 funcionários.
Dias antes, a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça revelou a existência de 55 casos positivos de infeção na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. Tratavam-se de 12 colaboradores e 43 utentes.
Também no domingo, o Centro Hospitalar de Leiria confirmou a existência de um surto no Serviço de Medicina Interna do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, detetado na sexta-feira anterior. À hora do fecho desta edição, havia 16 doentes infetados, que se mantêm na unidade hospitalar, e 7 profissionais infetados “que se encontram em isolamento no domicílio”.
Na última semana, no Oeste, mais 59 pessoas perderam a vida devido à covid-19 e foram registadas 2.029 novas infeções. Na terça-feira, à hora do fecho desta edição, permaneciam ativos na região 3.918 casos. ■

- publicidade -