Alcobaça e Nazaré recriam mercados de outros tempos

0
769
Em Alcobaça a envolvente do mosteiro volta a ser palco de uma recriação de costumes e ofícios de outrora (foto de arquivo)

Fazer uma viagem no tempo e ficar a conhecer costumes, ofícios, produtos e o reboliço que caracterizava os mercados que se realizavam há muitos anos atrás. É esta a proposta de Alcobaça e Nazaré para este fim-de-semana.
Em Alcobaça, a envolvente do Mosteiro de Santa Maria volta a ser palco da recriação de um mercado do século XIX. A iniciativa, que decorre pelo quarto ano consecutivo, conta com danças e cantares, venda de produtos tradicionais, jogos que outrora entretinham os petizes, recriação de idas à fonte e desfiles de noivos.
Uma recriação a cargo dos diversos ranchos folclóricos do concelho, da autarquia e da Nova União das Colectividades do Concelho de Alcobaça. O mercado vai estar a funcionar das 15h00 às 22h00 de amanhã, dia 19 de Maio, e das 14h00 às 20h00 de domingo. Neste último dia, quem passar pelo centro histórico da cidade pode ainda ficar a conhecer o recentemente criado Rancho Folclórico do Concelho de Alcobaça, que actua às 16h00.
Já na Nazaré, é no domingo que finalmente se realiza a iniciativa “Voltar a 2012”, sucessivamente adiada devido ao mau tempo que marcou o mês de Abril e início de Maio. Aqui, o que se pretende é regressar ao ano em que a Nazaré se tornou sede de concelho, numa iniciativa organizada pelo Externato D. Fuas Roupinho.
Para esta recriação contribuem ainda a autarquia local e as juntas de Freguesia do concelho, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, a Velha Guarda do Folclore da Nazaré, o Rancho Folclórico Flores do Campo de Valado dos Frades, Centro Comunitário de Famalicão, Universidade Sénior da Nazaré e Capitania do Porto da Nazaré. O mercado vai realizar-se na Praça Sousa Oliveira, com início às 14h00.

J.F.

- publicidade -