Alcobaça é concelho do Oeste com mais bombeiros

0
819

Alcobaça tem 171 bombeiros e é o concelho do Oeste com mais soldados da paz, seguindo-se Torres Vedras com 142

Alcobaça, com 171 bombeiros, é o concelho do Oeste com mais soldados da paz. Esta é uma conclusão retirada dos dados que foram recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. Seguem-se os concelhos de Alenquer, com 96 bombeiros e das Caldas da Rainha, com 79.
O município de Óbidos tem 57 bombeiros e o Sobral de Monte Agraço apenas menos um.
Os concelhos do Oeste com menos bombeiros são Cadaval, com 38 soldados da paz, e também Lourinhã e Arruda dos Vinhos, ambos com 42. Peniche tem, segundo os dados do INE, 44 bombeiros.
Com recurso a esses dados relativos aos bombeiros e aos dados populacionais dos Censos 2011 é possível perceber que, apesar de Alcobaça ser o concelho com mais bombeiros, é no Sobral de Monte Agraço que existem mais soldados da paz por habitante. Nesse município existem 56 bombeiros, o que significa que há 5,5 bombeiros por cada mil habitantes. Perto deste número está Óbidos, com 4,8 soldados da paz por cada mil obidenses, um número bastante acima da média do Oeste, que se cifra nos 2,4 bombeiros por cada mil pessoas.
Seguem-se Bombarral e Alcobaça, com rácios de 3,7 e 3 bombeiros por cada mil habitantes, respetivamente.
Acima dos 2,4, que é a média no Oeste, estão também os concelhos do Cadaval, com 2,6 bombeiros por cada mil pessoas, a Nazaré, com 2,7 e Arruda dos Vinhos, com 3,1.
Os municípios oestinos com menos bombeiros por habitantes são os de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras. Nas Caldas há cerca de 1,5 bombeiros por cada mil pessoas, um número semelhante ao encontrado em Peniche. Já em Torres Vedras esse rácio ronda os 1,7 soldados da paz por cada milhar de torreenses.
Ainda abaixo da média do Oeste está o município da Lourinhã, com um rácio a rondar os 2 bombeiros por mil pessoas e Alenquer, com 2,2.
No conjunto dos doze concelhos do Oeste existiam no último ano 868 bombeiros. Estes dados permitem assim perceber que este número tem vindo a diminuir ano após ano.
Em 1998 estavam registados 1250 soldados da paz no Oeste e dez anos depois, em 2008, um total de 1272. Em 2006 os concelhos do Oeste tinham 1424 bombeiros.
Neste território existem 16 corporações, uma por concelho, sendo que Alcobaça tem quatro e Alenquer duas. ■

- publicidade -