Entidades assumem entendimento para abrir uma Biblioteca Infanto-Juvenil na Biblioteca Municipal da cidade
Alcobaça tornou-se numa verdadeira capital do livro, na sequência da celebração de um protocolo de cooperação entre o Município e a Universidade de Coimbra (UC) para a constituição de uma central de logística de distribuição de livros oferecidos pela Imprensa da Universidade às bibliotecas escolares de todo o país, no âmbito da iniciativa “Asas da leitura”. Este programa de disseminação científica foi lançado pela UC nas comemorações dos 250 anos da Reforma Pombalina, num processo que levou à criação da Imprensa da Universidade de Coimbra, contando com o apoio da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça.
Na assinatura do protocolo, que decorreu no Parque de Negócios, onde será instalada a central logística, o vice-reitor da UC recordou que a entidade está presente na cidade com o Centro de Estudos Superiores e valorizou o “esforço de ligação” entre as partes. “Estamos em Alcobaça há 20 anos, estamos para ficar muito mais”, garantiu Delfim Leão, assinalando que, sendo o reitor da mais antiga universidade do país, Amílcar Falcão, alcobacense, o estreitar de relações “merece ser reforçado”.
Para Inês Silva, a vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, o livro “tem um lugar crucial no plano formativo e continuará a ser uma ferramenta da maior importância para o ensino e aprendizagem”, valorizando a parceria.
“Vivemos um período de muitas batalhas as quais teremos que enfrentar com espírito construtivo e colaborante. Só assim poderemos construir um futuro melhor para as nossas crianças”, frisou a autarca.
Naquela ocasião, o vice-reitor da Universidade de Coimbra revelou, ainda, que existe um entendimento entre as partes para a instalação de uma Biblioteca Infanto-Juvenil na Biblioteca Municipal de Alcobaça, com um acervo de cerca de 15 mil livros que serão disponibilizados à autarquia. ■































