Os alunos aprendem temáticas de educação ambiental através de plataformas digitais

Com a pandemia da covid-19 foram canceladas as acções presenciais de educação ambiental, nomeadamente as visitas às fábricas de água. A Águas do Tejo Atlântico tem continuado as actividades, através de vídeo-conferência, como é o caso das acções que decorreram em escolas das Caldas e de Óbidos

A Águas do Tejo Atlântico está a promover aulas temáticas de educação ambiental por vídeo-conferência, destinadas a alunos e professores. Com a pandemia, os programas de sensibilização para os mais novos tiveram que ser ajustados à realidade e às novas tecnologias. Os mais novos são alertados para a importância do uso eficiente da água, sendo-lhes disponibilizada informação sobre o papel das Fábricas de Água (ETAR) na gestão do ciclo urbano da água, nomeadamente a recolha e tratamento de águas residuais. Ficam também a conhecer o contributo destes equipamentos para a preservação dos recursos hídricos dos 23 municípios servidos pelo sistema e para a economia circular, valorizando os recursos aí gerados.
Em alternativa às visitas de estudo que se encontram suspensas, a Tejo Atlântico está também a promover aulas temáticas de educação ambiental por videoconferência.
Trata-se de um programa gratuito, para professores e alunos, que “complementa e acrescenta valor às matérias curriculares dos diversos níveis de ensino, integrando-as sempre que possível nas temáticas do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade”, refere a empresa. Em simultâneo, estas iniciativas servem para estimular a participação activa dos alunos, sensibilizando-os para a adopção de comportamentos mais sustentáveis e à preservação do ambiente.
Na região já decorreram sessões de sensibilização com alunos do Colégio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, e Complexo dos Arcos, em Óbidos.
“Na verdade, tendo em conta as circunstâncias actuais, foi, sem dúvida, uma mais-valia para os alunos, pois apesar de terem uma aula virtual diferente, tiveram o privilégio de alargar os seus conhecimentos com toda a informação que a Bióloga Sara Duarte partilhou connosco”, partilhou uma docente do colégio caldense na página de Facebook da empresa, destacando as duas aulas temáticas de educação ambiental de que usufruíram.
Os interessados na dinamização de uma sessão de sensibilização, ou aula, por vídeo-conferência, poderão contactar a empresa para agendamento, através do e-mail visitas.adta@adp.pt, identificando o estabelecimento de ensino e o concelho a que pertencem, o nível de escolaridade e os contactos.
A empresa entende que, neste tempo em que os mais novos permanecem em casa, deve continuar a sensibilizá-los para a importância da adopção de comportamentos mais sustentáveis no seu dia a dia, fazendo um uso eficiente da água. Para descontrair, têm sido disponibilizadas no site, um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas.
A Águas do Tejo Atlântico é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste, em regime de exclusivo e por um prazo de 30 anos. Entre as suas funções estão a recolha, o tratamento e a rejeição de efluentes domésticos e urbanos, de forma regular, contínua e eficiente, provenientes de cerca de 2,4 milhões de habitantes, abrangendo 23 municípios.

- publicidade -