Os resultados das amostras de água do mar da Praia da vila, na Nazaré, mostram que esta tem uma qualidade excelente, revela a autarquia em nota de imprensa. As recolhas foram feitas pela Câmara e o Laboratório Globalab em 5 pontos distintos, nos dias 6, 10, 12 e 14 de Agosto.
Também a Agência Portuguesa de Ambiente realizou análises nos dias 5 e 12 de Agosto, cujos resultados revelaram valores de qualidade excelente.
Esta praia foi interditada a banhos no passado dia 5 de Agosto, na sequência de uma anomalia na conduta elevatória da Estação de Águas Residuais da Praça Manuel Arriaga. As contra-análises à água, realizadas a partir de amostras recolhidas no dia 5 de Agosto, apontaram para valores microbiológicos excelentes (abaixo dos parâmetros de referência), o que permitiu o levantamento da interdição a 7 de Agosto, recorda a autarquia.
De acordo com o presidente da Câmara, Walter Chicharro, “a praia da Nazaré mantém a classificação de qualidade excelente de água de forma ininterrupta desde 2011. As análises efetuadas nesta época balnear, e em particular nos últimos dias, demonstram que a excelência se mantém, pelo que o ocorrido no passado dia 2 de agosto foi um caso pontual, e imediatamente resolvido pelos serviços”. O autarca acrescenta que estão programados novos investimentos em matéria ambiental, nomeadamente nas áreas do saneamento e da melhoria dos certificados de bem-estar e qualidade. Será substituída a conduta elevatória, onde se registou o problema, numa extensão de 500 metros, durante o próximo Inverno. Será ainda duplicada a extensão da conduta bem como do sistema de bombagem e alteradas as caixas de visita dos colectores que afluem à estação, “reduzindo o risco de se repetir o episódio do início de Agosto”, esclarece.
O plano de investimentos no sistema de abastecimento de água e de saneamento dos Serviços Municipalizados do Município da Nazaré contempla uma verba de 18 milhões de euros.





























