Agrupamento Josefa de Óbidos aposta em processo de garantia de qualidade

0
340

Várias escolas da região desencadearam processos de alinhamento com o quadro EQAVET, a garantia de qualidade na educação e formação profissional. Pela primeira vez, o agrupamento de Óbidos obteve essa certificação. O reforço do envolvimento e da participação dos parceiros e a integração dos critérios de qualidade do referencial EQAVET são dois aspectos fundamentais para a valorização desta opção no ensino profissional

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Alcobaça (EPADRC) acabam de garantir o Selo de Conformidade da EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais) da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. Aqueles dois estabelecimentos de ensino juntam-se, assim, a várias escolas da região que já tinham obtido esta distinção a nível europeu.
Em Óbidos, o Agrupamento, que disponibiliza os cursos profissionais de Técnico de Restauração (Cozinha e Pastelaria), de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, considera que esta iniciativa formalizou “um sistema interno integrado de garantia da qualidade”, facilitando a adopção de “ferramentas complementares para avaliar os ciclos de melhoria da qualidade de acordo com as melhores práticas internacionais”.
De resto, a direcção da escola sublinha a importância do projecto EQAVET, com o qual se procuram consolidar as “práticas de ensino-aprendizagem orientadas segundo os critérios da qualidade”, bem como o “diálogo institucional para melhoria contínua da oferta” e a melhoria da qualidade da oferta de ensino profissional.
Para concretizar os resultados e o alinhamento com os critérios da qualidade do modelo EQAVET, o agrupamento aposta no “reforço do envolvimento e da participação dos stakeholders internos e externos” e na “integração dos critérios de qualidade do referencial EQAVET nas ferramentas de autoavaliação e de monitorização da qualidade utilizadas no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos”.

PROCESSO EXIGENTE

Para obter este Selo de Conformidade da EQAVET, as escolas que se candidatam têm de percorrer um projecto dividido em três fases.
A fase de diagnóstico, que decorreu entre Setembro e Janeiro, permitiu avaliar o sistema interno de garantia da qualidade de acordo com os critérios de qualidade EQAVET, culminando na elaboração de um documento base de diagnóstico e na definição de um plano de acção para dar resposta às necessidades do ensino e formação profissional identificadas no diagnóstico.
Em Fevereiro arrancou a fase de implementação do plano de ação, que teve monitorização semanal e pontos de situação mensais por parte da equipa de projecto, reajustando o plano à medida das necessidades e dar reposta às necessidades decorrentes dos planos de contingência e de ensino à distância específicos para a gestão do estado de emergência e de calamidade desde Março
Por fim, tem lugar a fase de reporte dos resultados e de sistematização da aprendizagem, o sistema interno de garantia de qualidade e alinhamento com o referencial EQAVET.

- publicidade -