Bordalo Pinheiro reconheceu o mérito dos seus melhores estudantes
Viveu-se um serão emotivo, a 24 de outubro, com o grande auditório do CCC repleto de pais, alunos e professores do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro.
A cerimónia da entrega dos diplomas foi vivida com emoção sobretudo quando subiu ao palco a mãe da aluna Isaura Pronto, que faleceu no ano passado, no mês de março, vítima de uma doença degenerativa.
Antes tinha sido apresentado um vídeo com testemunhos de muitos alunos sobre esta aluna especial que deixou um pouco de si em cada um dos seus colegas. Houve emoção, lágrimas e muitas palmas de pé nesta homenagem à aluna.
“A Isaurinha foi uma princesa que deixou uma marca na escola”, disse o diretor Jorge Pina. Apesar de ser a estudante que tinha a sua vida em risco, “ela nunca deixou de ter aquele sorriso e de transmitir esperança aos colegas”. Esta foi por isso uma homenagem sentida “por alguém que era da nossa família e que infelizmente partiu demasiado cedo”.
A festa teve a apresentação de quatro alunos – Tomás Oliveira, Teresa Faria, Vicente Alves e Rafaela Cardoso – numa cerimónia onde foram distinguidos não só os melhores alunos, mas também aqueles que se destacaram por outros critérios, desde a ajuda ao próximo, os melhores nos trabalhos de equipa e ainda aqueles que se diferenciaram em projetos pioneiros.
Celebrar o mérito
Para o diretor do Agrupamento, Jorge Pina, esta foi uma celebração que orgulha esta entidade pois nesta destacou-se “o esforço, a resiliência e a dedicação dos nossos alunos”. Sublinhou ainda o facto de mais do que os prémios, esta foi uma festa que acima de tudo “celebra pessoas e o mérito que lhes assiste”.
Joaquim Beato, o vice-presidente da Câmara das Caldas, também destacou a importância da escola e do processo de aprendizagem. O autarca citou Nelson Mandela relembrando que “a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”. E recordou sobretudo aos estudantes que “o vosso futuro e o vosso sucesso dependerá apenas de vós”.
A cerimónia – que foi pontuada por vários momentos musicais e pela atuação do grupo Dançou e também o grupo Pop Out da Escola Vocacional de Dança das Caldas – teve alguns momentos de boa disposição e de lembrar quais são os valores deste agrupamento de escolas caldenses que agrega uma dezena de estabelecimentos de ensino, pelo concelho. Há desde o 1º ciclo até ao secundário, sem esquecer a sua vertente de ensino profissional.
Jorge Pina ainda referiu que os alunos que integram os quadros de mérito da Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, obtiveram pelo menos 18 valores de média.
Aposta na inovação
“Somos um agrupamento que prima pela inovação, algo que vem desde o nascimento da escola”, disse o diretor que defende que esta escola continuará a estar “um passo à frente” na oferta para os seus alunos, tendo dado como exemplo o centro tecnológico que hoje proporcionam aos estudantes o contacto e aprendizagem “com equipamentos de última geração e de grande qualidade, algo que lhes permite um ensino de qualidade e encarar o futuro de forma risonha”, rematou.
No final da cerimónia, houve momentos de convívio com a comunidade deste agrupamento escolar a lotar o foyer de CCC, para partilhar memórias, ao sabor de uma fatia de bolo.
































