Nesta edição do Centenário, que tive a honra de coordenar, contei com a colaboração generosa e solidária de pessoas de vários quadrantes e atividades, que a tornaram possível e que conferiram solenidade e prestígio a um momento tão especial como a celebração de um século de jornalismo.
Carlos Querido
Começo pelo Senhor Presidente da República.
À semelhança do que aconteceu na edição comemorativa dos 95 anos, volta às páginas da Gazeta das Caldas com um texto inspirador em que nos fala de resistência e da paixão do jornalismo.
Para além da mensagem que deixa aos nossos leitores, concedeu-nos a honra do seu Alto Patrocínio para todos os eventos de celebração do Centenário.
Seguem-se os jornalistas e diretores de jornais, que vieram dar-nos um abraço solidário nestes tempos de crise da imprensa:
O diretor do Diário de Notícias, Filipe Alves; o diretor do jornal Público, David Pontes; o diretor do Jornal do Fundão, Nuno Francisco; o diretor do jornal Aurora do Lima, Gonçalo Meira; o ex-diretor e redator principal do Público, Manuel Carvalho; o diretor da Gazeta das Caldas, José Luiz de Almeida Silva; e o ex-diretor adjunto da Gazeta das Caldas, Joaquim Paulo.
Contámos também com a presença de ex-colaboradores, como Alberto Costa, personalidade da região, ex-ministro da Justiça e da Administração Interna, e outros que iniciaram nesta casa a sua carreira de jornalistas:
A Carla Tomás, jornalista do Expresso; a Sandy Gageiro, jornalista nas redações da Antena 1 e Antena 2; e o Ricardo Felner, jornalista, escritor, crítico gastronómico e blogger.
Da parte da direção da Cooperativa, tivemos o envolvimento constante e atento do presidente, José Luís Mendes de Almeida.
Sempre solidários, tivemos o apoio de uma redação empenhada no projeto, a Fátima Ferreira, o Joel Ribeiro, a Natacha Narciso e o Isaque Vicente, bem como do responsável pela paginação e design, Carlos Reis, e dos departamentos comercial e administrativo, Ana Matias, Jeni Lage e Beatriz Vicente.
Finalmente, os artistas.
É difícil encontrar gente mais generosa.
Colaboraram com a Gazeta, sempre pro bono: o Jorge Silva, a Cristina Sampaio, o Mantraste, o Luís Afonso, o Miguel Macedo, o João Paulo Feliciano, o João Cabaço, o Manuel Bandeira Duarte, a Maria Slenzak e a Inês Lança.
Bem hajam todos.































