Agrupamento de Óbidos tem mais alunos, parcerias com universidades e um novo curso em parceria com outras escolas
O Agrupamento das Escolas Josefa de Óbidos, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior – IPSantarém, em parceria com o Município de Óbidos – vai abrir a um CTeSP em Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digitais, que vai funcionar nas instalações do AE Josefa de Óbidos.
O curso pode ser frequentado por alunos com o 12.º ano completo ou formação de nível IV. A formação que liga educação, criatividade e tecnologia “vai colocar Óbidos no mapa do futuro dos desportos e da indústria do gaming”, explica nota sobre oeste curso que tem inscrições abertas até ao dia 15 de setembro.
O agrupamento faz ainda parte do Projeto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência- que envolve oito autarquias e o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e da Universidade Nova de Lisboa. Óbidos integra esta rede a partir deste ano e, em fevereiro, “iremos organizar o seminário da rede com o tema “Competências STEAM – Aplicação nas dinâmicas escolares”, informou o diretor Fernando Santos. Este agrupamento tem atualmente 148 professores e 1564 alunos: 279 no Pré- Escolar pois abriu mais uma sala de jardim na A-da-Gorda.
No 1.ºCiclo do Ensino Básico (Ceb) há 498, pois abriu mais uma turma deste ciclo. Há 255 crianças a frequentar o 2.º Ceb: 255 pois o agrupamento abriu mais duas turmas. A frequentar o 3.º Ceb estão 329 estudantes. Já no secundário, Óbidos tem 170 alunos e o agrupamento sentiu a necessidade de abrir mais uma turma de 10.º ano. No ensino profissional estão 33 alunos enquanto que há 60 nas aulas de Português Língua de Acolhimento. Ao todo a escola é frequentada por 185 alunos estrangeiros distribuídos pelos ciclos de ensino. São de 37 nacionalidades e oriundos do Brasil, Ucrânia, França, Reino Unido e Canadá.































