ADSFAN homenageou sócios fundadores

0
848
Descerramento da placa de homenagem aos sócios fundadores

Cerimónia assinalou 3oº aniversário da IPSS de A-dos-Negros

O 30º aniversário da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros (ADSFAN) foi celebrado no domingo (26 de maio) com o descerramento da placa em homenagem aos 24 sócios fundadores. A cerimónia contou com a presença do diretor Distrital da Segurança Social, João Paulo Pedrosa e de vários autarcas do concelho de Óbidos. A data foi ainda assinalada com um almoço convívio aberto à comunidade e com animação a cargo das Concertinas D’Óbidos.
Criada em 1994, com o esforço e boa vontade de um grupo de cidadãos locais, a associação teve desde o seu início a missão de prestar apoio social e cultural à população idosa da freguesia, promover o transporte para o Centro de Saúde, a construção e administração das valências de Centro de Dia, Lar e Serviço de Apoio Domiciliário, bem como prestar apoio social e cultural e Juventude e criar infraestruturas desportivas e de lazer na freguesia.
Atualmente, a ADSFAN possui como respostas sociais o Serviço de Apoio Domiciliário, que arrancou em1999 e presta apoio a 42 utentes da freguesia de A dos Negros, estendendo-se também às freguesias limítrofes do concelho das Caldas e do Bombarral. Em 2011 foi inaugurada a Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), que atualmente conta com 23 utentes. No entanto, existem duas listas de espera, para as vagas comparticipadas pela Segurança Social, e para vagas privadas. Paralelamente, desde 2005, e em parceria com o município de Óbidos, integra a rede de Centros de Convívio Melhor Idade com o Centro de Convívio da Areirinha. No seu quadro conta com 37 colaboradoras, o que faz desta associação a maior empregadora da freguesia.
A ADSFAN, que “tal como as restantes IPSS’s debate-se com desafios ao nível da sua sustentabilidade económica e financeira atendendo à atual conjuntura socioeconómica do país”, tem como projeto futuro o alargamento da ERPI, explica a direção. Este melhoramento permitirá rentabilizar os recursos e atingir um maior número de clientes. Para além disso, pretende diversificar o seu público – alvo através da criação da resposta social de creche, em colaboração com a autarquia e com o financiamento do PRR. ■

- publicidade -