
O restaurante Adega do Albertino, situado no Imaginário (Caldas da Rainha), foi um dos premiados no concurso gastronómico Tejo Gourmet, com o diploma de Ouro. No passado dia 29 de Março organizou um almoço em que deu a conhecer a sua ementa premiada à comunicação social local e a outras entidades.
O Tejo Gourmet é um concurso aberto a restaurantes de todo o país, que têm que elaborar uma ementa acompanhada em exclusivo por vinhos do Tejo. A entrega dos prémios teve lugar no dia 24 de Março na Gala dos Vinhos do Tejo, em Tomar.
A proposta do restaurante caldense respeitou a sua identidade, que assenta na defesa da cozinha tradicional, da qual faz parte uma entrada de Alheira da Adega na frigideira, acompanhada de Quinta Lagoalva Sauvignon Blanc 2016, Rojoada à Adega como prato principal, acompanhada de tinto Casal da Coelheira Mythos, e a sobremesa Pêra no Ninho, composta de uma pêra rocha bêbeda em ginja, disposta num ninho composto de cavaca e trouxa de ovos das Caldas.
Com este menu fiel aos seus princípios, Albertino Catarino, proprietário do restaurante, realçou que o seu restaurante pretende “respeitar a cozinha tradicional portuguesa e os produtos regionais”.
Em relação ao prémio, o empresário afirmou que é um reconhecimento importante. “Esta casa nunca estará feita, faz-se todos os dias, porque tentamos ser hoje melhor do que fomos ontem e ser diferentes dos demais”, referiu.
Esta foi a oitava edição deste concurso e a Adega do Albertino acumulou prémios em metade das edições, tendo anteriormente sido distinguido com diplomas de Prata e como o melhor restaurante tradicional.
No almoço esteve presente Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, que destacou o facto desta não ser a primeira vez que o restaurante foi premiado, “o que reforça as competências do empresário e da sua equipa”.
Paulo Agostinho acrescentou que, numa fase em que se dá muito relevo ao surgimento de novas empresas, é importante também valorizar as que têm muitos anos de actividade. “Esta é uma empresa com quase 40 anos e que tem tido um reconhecimento sucessivo da sua competência”, disse.
Vítor Marques, presidente da União de Freguesias de Nª Sra Pópulo, Coto e S. Gregório, realçou ainda que este é mais um exemplo, “das coisas fantásticas que temos nas Caldas”.
Neste concurso, foi também premiado o restaurante Naco na Pedra, de Salir do Porto, com o prémio de melhor carta de vinhos.
Do concurso resultou um guia com todos os restaurantes participantes e os respectivas ementas.






























