Ações de sensibilização assinalam Dia do Ambiente

0
591

Iniciativas de preservação e valorização dos ecossistemas aquáticos e de limpeza marcaram a data na região

O projeto de sensibilização e intervenção ambiental intitulado “Preservação e Valorização dos Ecossistemas Aquáticos de Óbidos” marcou a agenda do município nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, a 4 e 5 de junho.
As atividades começaram com a realização de um seminário online, sobre a perspetiva histórica da utilização dos recursos hídricos e a conservação da biodiversidade e restauro de habitats. No Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) foi inaugurada a exposição “Ictiofauna nativa dos rios da região Oeste”, nas Piscinas Municipais de Óbidos e apresentado um vídeo sobre “Os peixes nativos do concelho de Óbidos”. Encontram-se também expostos os trabalhos realizados por um turma de alunos do Complexo Escolar do Alvito.
O dia ficou ainda marcado pelas saídas de campo, que permitiram aos participantes ficar a conhecer alguns dos percursos da Rede Municipal de Percursos Pedestres ligados a ecossistemas aquáticos, e a biodiversidade da região.
O momento alto consistiu numa sessão prática, com amostragem de pesca elétrica junto à Barragem do rio Arnóia, dinamizada pelo Projeto Peixes Nativos, seguida de uma caminhada junto à lagoa de Óbidos para observação de da avifauna aquática e da vegetação existente.

Cerca de meia centena de pessoas participaram em dois dias de iniciativas ligadas à valorização dos sistemas aquáticos em Óbidos

A Serra de Montejunto, classificada como paisagem protegida, foi limpa por perto de uma centena de voluntários

De acordo com a vereadora Margarida Reis, responsável pela iniciativa, este seminário “fortalece e incentiva a novas práticas de âmbito ambiental”, em que os cerca de 50 participantes, na sua maioria munícipes, ficaram a conhecer a história e a biodiversidade dos rios do seu concelho e da lagoa de Óbidos.

- publicidade -

Limpar Montejunto
Mais de 90 pessoas acederam a limpar Montejunto no Dia Mundial do Ambiente, numa iniciativa promovida pela Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval (AMAC).
A atividade “Vamos limpar a Serra de Montejunto” decorreu no período da manhã em território da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto. Os perto de uma centena de participantes repartiram-se por cinco grupos, no sentido de garantir o distanciamento necessário e as normas de segurança, tendo envolvido pessoas dos 6 aos 76 anos.
A AMAC destaca a importância desta atividade, agradecendo a participação de todos os “guardiões do ambiente” e lembrando que a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto é de todos e para todos, cabendo a cada um protegê-la.

- publicidade -