Acidentes na A8 e na Linha do Oeste fizeram três mortos

0
903

Três mortos e três feridos ligeiros, foi este o balanço de dois acidentes na noite de terça-feira. A colisão entre uma automotora e um pesado de mercadorias no antigo apeadeiro do Bouro fez dois mortos. E um acidente na A8, junto à saída de Óbidos, fez uma vítima mortal e três feridos ligeiros.
O acidente na Linha do Oeste deu-se por volta das 21h00, e envolveu uma automotora Allan proveniente de Coimbra e um pesado de mercadorias que iniciava viagem para a Holanda com um carregamentos de morangos de uma produção na Serra do Bouro.
O condutor do pesado não se terá apercebido da composição e iniciou a travessia de uma passagem de nível sem guarda, no Bouro, perto do Chão da Parada, sendo de imediato colhido. Apesar dos esforços do maquinista para travar a Allan, a violência do embate arrancou o tractor do pesado, projectando-o algumas dezenas de metros. Os dois ocupantes, um casal do concelho de Óbidos com idades na casa dos 30 anos, ficou encarcerado. Ambos acabaram por falecer ainda no local apesar dos esforços do INEM e do corpo de bombeiros das Caldas da Rainha. Na automotora seguiam três tripulantes e dois passageiros, que não sofreram ferimentos.
Antes, por volta das 19h00, um acidente ao quilómetro 74 da A8, junto à saída de Óbidos no sentido sul-norte fez uma vítima mortal, que terá sido cuspida da viatura em que seguia, e dois feridos ligeiros. Relatos, baseados no estado em que ficaram as duas viaturas, contam que o acidente foi bastante violento, tendo ambas as viaturas capotado. Um dos automóveis ficou irreconhecível.
O embate obrigou ao corte da circulação no sentido sul/ norte, que por volta das 23h30 não estava ainda restabelecido.
Estiveram envolvidos na operação sete viaturas dos Bombeiros Voluntários de Óbidos e 17 operacionais daquela corporação.

Adulteravam contadores de electricidade

A PSP de Leiria efectuou entre os dias 21 e 23 de Outubro quatro detenções e identificou mais seis indivíduos, na sequência da operação Elektro, que investigou crimes de adulteração de contadores de electricidade de particulares e empresas, com especial incidência na região Oeste.
Da actividade ilícita resultava diminuição da contagem de energia consumida, o que resultou em “enormes prejuízos” para a empresa fornecedora de energia, explicou o Comando Distrital de Leiria em comunicado.
Na sequência da operação, foram apreendidas seis viaturas, cinco delas de alta cilindrada, 41 telemóveis, nove computadores, um PDA, três tablets, oito discos externos, cerca de 20.000 euros em dinheiro, uma máquina de contar dinheiro, 35 contadores de consumo de energia eléctrica, componentes de contadores, ferramentas de electricista e mais de uma centena de selos de segurança de contadores.
Os quatro detidos tiveram primeiro interrogatório judicial no tribunal de Leiria, ficando obrigados a apresentações trissemanais na força de segurança na área de residência e proibição de contactar com outros intervenientes no processo. O tribunal ditou ainda pagamento de caução a dois dos arguidos.
Os seis cidadãos identificados foram constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência.
Os 10 arguidos são todos residentes no distrito de Leiria, com idades entre os 32 e 44 anos, sendo sete do sexo masculino e três do sexo feminino.
A operação Elektro envolveu 12 buscas domiciliárias, outras 12 em viaturas e 36 não domiciliárias.

- publicidade -

Detido por homicídio qualificado na forma tentada

A Polícia Judiciária anunciou a 23 de Outubro ter detido, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, um homem de 41 anos, motosserrista de profissão, presumível autor de um crime de homicídio qualificado na forma tentada. O crime terá sido cometido no passado dia 24 de Setembro, em Vale de Maceira, Alcobaça. O detido ficou sujeito à proibição de ausência da área do domicílio e obrigado a apresentações trissemanais em posto policial.
No dia 21 de Outubro, a PSP das Caldas da Rainha deteve um cidadão de 25 anos de por posse de arma proibida, uma soqueira. A detenção foi realizada junto a um estabelecimento de ensino, tendo os agentes abordado um grupo que não pertencia àquela comunidade escolar. O detido foi presente às autoridades judiciárias competentes.
No dia 24, a mesma força policial identificou dois indivíduos na sequência de uma acção desencadeada ao combate ao crime contra a propriedade com recurso a força física e utilização de armas brancas.
Ambos são suspeitos de, em co-auditoria, terem praticado roubos e ofensas à integridade física grave, na região de Caldas da Rainha, tendo sido constituídos arguidos e submetidos a termo de identidade e residência.
No mesmo dia um cidadão de 45 anos foi apanhado a conduzir sem carta, tendo a PSP apurado que o veículo tinha sido furtado a 1 de Agosto em Alenquer. A viatura, avaliada em 2.500 euros, foi apreendida e posteriormente devolvida ao proprietário.
Na madrugada de 25 de Outubro, a PSP deteve um cidadão de 21 anos por condução sem habilitação legal.
Nos dias 22, 26 e 29 de Outubro, a PSP deteve quatro indivíduos por condução sob efeito de álcool, com taxas que variaram entre os 1,26 e os 2.48 gramas por litro de sangue.
No período entre 21 e 27 de Outubro foram registados pela GNR vários furtos em interior de residência, em Geraldes, Turquel, Bombarral, Barrocalvo, Atouguia da Baleia, Alfeizerão e Baleal. Neste último, no dia 25, foram detidos em flagrante delito três indivíduos de 16, 17 e 20 anos, tendo sido recuperada um sistema de som e géneros alimentares.
No mesmo período foi também registado grande número de assaltos de e em viaturas, três na Foz do Arelho, mas também no Bombarral, Bom Sucesso, Valado de Frades, num stand de automóveis em São Martinho e no Outeiro – Benedita. No Vau foi furtado gasóleo do depósito de um pesado de mercadorias que se encontrava na via pública.
Os assaltos estenderam-se ainda a armazéns, no dia 24 no Bombarral desapareceram artigos relacionados com manuseamento de leite. Nos Vidais, no dia 25, foi furtado um motor de rega de armazém agrícola.
Na Atouguia da Baleia meliantes levaram alfaias de um terreno agrícola.
A GNR deteve, ainda, nas Caldas da Rainha, um cidadão de 20 anos por tráfico de heroína, tendo sido apreendidas duas facas, uma delas de abertura automática, 210 euros em dinheiro e dois pacotes com 1,4 gramas de heroína.
No dia 24, o Núcleo de Protecção Ambiental identificou um cidadão de 45 anos por detenção de aves exóticas. Na acção foram apreendidas quatros aves da espécie Pardal Java, seis da espécie Boukke’s Parrot e dois da espécie Forpus.
Entre 21 e 27 de Outubro, a GNR contabilizou um total de 22 acidentes. O mais grave aconteceu em Vale de Maceira, envolvendo um ligeiro de passageiros e um ciclista de 15 anos, que ficou ferido com gravidade. Dos restantes acidentes resultaram três feridos ligeiros.

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

- publicidade -