Um agricultor de 34 anos ficou gravemente ferido no passado sábado, 15 de Março, na sequência de um acidente com um motocultivador que ele próprio manobrava, em Vila Nova (Alvorninha).
O motocultivador virou-se e o homem ficou debaixo da máquina, tendo ficado com várias fracturas nos membros inferiores. Socorrida pelo INEM, a vítima não foi transportada para as urgências do hospital das Caldas, mas sim para Torres Vedras. 45 quilómetros mais longe. Uma decisão que foi tomada pelo CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes).
Uma carteira com 50 euros e documentação pessoal foi furtada no Mercado de Santana a 10 de Março. No Reguengo da Parada furtaram 570 metros de fio de cobre da EDP. No mesmo dia foram roubados quatro armários de distribuição daquela empresa. No Campo foi assaltada uma casa.
No dia 11 foi apresentada uma queixa pelo furto ao interior de uma viatura em Tornada, de onde levaram vários documentos pessoais. No concelho do Bombarral, em Vale Covo, foi assaltado um armazém e em Barrocalvo uma casa. No dia seguinte assaltaram outro armazém em Peniche e uma casa em São Martinho do Porto. No dia 13 também assaltaram três casas, no Landal, em Atouguia da Baleia e em Casal Pardo. Em Óbidos foi assaltada uma garagem.
Na madrugada de 14 de Março a PSP das Caldas recuperou um automóvel que tinha sido furtado nessa noite. Nessa mesma madrugada foi assaltada uma outra viatura, perto da sede dos Pimpões. Embora o proprietário do veículo tenha apresentado queixa na PSP, este furto, ao contrário da recuperação da outra viatura, não veio referido na comunicação enviada à Comunicação Social.
Nesse dia foi furtada uma carteira do interior de uma casa em Casais Navalha, Óbidos. Na Atouguia da Baleia foram assaltados dois estabelecimentos comerciais e foi roubada, por esticão, uma mala com um computador portátil. Também no dia 14 foi assaltada uma casa em Alcobaça e um veículo em São Martinho.
No dia 15 houve outro roubo por esticão, desta vez na Vestiaria (Alcobaça). Dois ladrões arrancaram do pescoço de uma senhora de 83 anos, um fio de ouro com uma imagem religiosa, avaliado em 600 euros. Nesse dia, no Bombarral, dois indivíduos burlaram um homem de 74 anos, convencendo-o a entregar-lhes dois anéis em ouro. Em Ferrel foi assaltada uma viatura e no parque de campismo de São Martinho foi detido um indivíduo de 30 anos que tinha na sua posse uma navalha com 11 centímetros.
A 16 de Março assaltaram uma casa na Benedita e outra em Atouguia da Baleia. Em São Martinho foi roubado um automóvel. No mesmo dia, na Boavista (Bombarral) foram furtados 180 metros de fio de cobre da EDP.
Um jovem de 21 anos foi detido nas Caldas, durante a madrugada de 18 de Março, às 2h30, por ter na sua posse haxixe suficiente para a confecção de 38 doses individuais.
No dia 10, no Bombarral, a GNR deteve uma mulher de 30 anos que conduzia uma viatura apreendida.
Ao final da tarde de 11 de Março, às 18h00, a PSP das Caldas deteve um homem de 50 anos que conduzia com uma taxa de álcool no sangue de 1,77 gr/l. No dia seguinte, na Nazaré, foi detido outro indivíduo, com 54 anos, que conduzia uma mota sem ter carta. Nessa madrugada, em Peniche, foi detida uma jovem de 23 anos com 1,45 gr/l. No dia 13 foi detido em Turquel um homem de 44 anos que conduzia sem carta.
Durante o passado fim-de-semana, de 15 a 16 de Março, a PSP das Caldas deteve três condutores, com idades entre os 29 e os 38 anos, com uma taxa de álcool no sangue de 1,33 gr/l, 1,51 gr/l e 2,04 gr/l.
No Bombarral, dia 15, a GNR deteve um imigrante, de 48 anos, com 2,30 gr/l.
De 10 a 16 de Março a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 21 acidentes rodoviários, dos quais resultaram 10 feridos ligeiros.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt






























