
Acho que é importante para a cidade acolher um evento como este, dado que vem cá gente de todo o mundo e dá nome às Caldas. Na minha opinião não faria sentido que o World Press Cartoon se realizasse noutra localidade. Nas Caldas há tradição de humor e de caricatura, sobretudo por causa da Fábrica Bordalo Pinheiro. Além do mais, adorei o espectáculo, sobretudo a actuação do humorista Luís Franco Basto e do grupo internacional de comédia e mímica.

Acho que é bastante importante para as Caldas ter uma gala como esta para reafirmar a cidade, tendo em conta que tem uma tradição antiga do humor, até através da cerâmica, com Bordalo Pinheiro. Depois, o facto da própria gala acontecer em Portugal também é de destacar, no sentido em que realça a importância do cartoon, da crítica social e da liberdade de expressão.
Nos últimos anos têm havido tantos conflitos relacionados com a falta de liberdade de expressão e esta gala premeia precisamente esse tipo de trabalho. Acho que é fundamental existir este tipo de eventos.
[caption id="attachment_117658" align="alignleft" width="850"]
Hélia Silva, comerciante (Caldas da Rainha)[/caption]
Achei o espectáculo fantástico! Acho que as Caldas está de parabéns por receber este evento cultural, dado que temos uma história rica de humor que começou com Bordalo Pinheiro e que depois teve continuadores.
Gostei muito do discurso da vencedora italiana Nardi. Não podia estar mais de acordo com ela quando a autora afirmou que o humor é o termómetro da democracia. Quando não há, significa que algo não está bem.






























