Acções de formação em fogo controlado no Montejunto

0
506

Duas acções de formação em fogo controlado realizadas durante o mês de Março na serra do Montejunto permitiram a criação de uma barreira de progressão do fogo entre as áreas de matos e de povoamentos florestais existentes.

O fogo controlado é uma acção prevista por lei e devidamente regulamentada, que consiste no “uso do fogo na gestão de espaços florestais, sob condições, normas e procedimentos conducentes à satisfação de objectivos específicos e quantificáveis e que é executada sob responsabilidade de técnico credenciado”.
A actividade foi promovida pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta do Cadaval (CMDFC), durante o qual bombeiros e sapadores florestais ficaram a conhecer as técnicas utilizadas neste tipo de operação, que permite reduzir a quantidade de material combustível florestal.
A ideia de realizar estas duas acções surgiu no seio das reuniões da CMDFC, onde têm sido estudadas novas possibilidades de intervenção e de defesa da floresta, em função do conhecimento existente do histórico e do comportamento dos incêndios florestais.
O objectivo passa pela redução e eliminação de material combustível florestal, com vista à defesa das áreas florestais em locais estratégicos, mas também melhorar a capacidade de resposta aos incêndios pelos bombeiros voluntários, nas acções de primeira intervenção e combate.
Devido à riqueza e biodiversidade de povoamentos florestais que ali se desenvolveu após os grandes incêndios de 2003, foi identificada como área ideal para a realização destas acções o perímetro florestal da serra de Montejunto.
Segundo uma nota da autarquia, “a quantidade de material combustível que ali se encontra e o ordenamento avulso que tem vindo acontecer, com as plantações de eucalipto, nas zonas de baldio envolventes, tornam esta área ainda mais susceptível aos incêndios florestais”.
Após escolhido o local e verificadas as características da vegetação (tipo, altura, densidade e sua continuidade ao longo da área), realizaram-se as duas acções de formação em fogo controlado que permitiram reduzir em 80% a quantidade de combustível da parcela, composta essencialmente por carrasco.

- publicidade -

 

- publicidade -