Início Sociedade Absentismo escolar e violência doméstica juntou técnicos oestinos no Bombarral

Absentismo escolar e violência doméstica juntou técnicos oestinos no Bombarral

0
Absentismo escolar e violência doméstica juntou técnicos oestinos no Bombarral
Responsáveis das comissões de protecção das crianças e jovens, autarcas e técnicos sociais participaram no encontro

Os problemas do absentismo escolar e da violência doméstica estiveram em debate no XI Encontro de CPCJ’s do Oeste, que juntou cerca de meia centena de participantes no Bombarral, no passado dia 28 de Outubro.
O evento foi organizado pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Bombarral e o seu presidente, Ricardo Miranda, destacou a ligação do abandono e do absentismo escolar à vivência ou exposição a situações de violência por parte das crianças e jovens.
De acordo com este responsável, para evitar “a replicação deste fenómeno”, bem como “sinalizações futuras, é importante reconhecer os sinais por detrás dos indícios”.
Já o director executivo da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, José Carlos de Sousa, realçou o papel que as autarquias têm “na concretização efectiva” das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens. Reportando-se à lei que criou esta comissão nacional, revelou que esta “salvaguarda o papel das comissões, nutre-as com outras capacidades, competências e, sobretudo, com novos factores desafiantes”.
José Carlos de Sousa informou que a nível nacional existem 2180 comissários. Quer isto dizer que não tem “comissários a menos, mas sim comissários com pouco tempo de afectação às comissões”, apontou.
Também presente no encontro, o presidente da Câmara, José Manuel Vieira, destacou o trabalho efectuado pela CPCJ do Bombarral, considerando que o mesmo tem “sido muito relevante ao nível do acompanhamento das famílias e na proteção das crianças e jovens do concelho”.
O autarca vê estas comissões de protecção como “uma ferramenta imprescindível e um dos meios de intervenção que mais fomenta a coesão social”, e destaca que os objetivos atingidos têm resultado do esforço de parcerias entre várias entidades.
O encontro contou também com um pequeno apontamento musical, proporcionado pelos alunos do ensino articulado de música do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.