Abertura da base de Monte Real à aviação civil ganha força

0
664

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, garantiu que o governo está disponível para ajudar a região na negociação com a Força Aérea para que a base militar de Monte Real possa receber aviões civis. “Achamos que é uma reivindicação justa, que faz sentido e que é possível compatibilizar”, disse o governante, acrescentando que “não há uma recusa liminar da Força Aérea”, mas trabalho para fazer e que o governo está disponível para isso.
Pedro Nuno Santos respondia ao repto lançado na Assembleia da República pelo deputado socialista, João Paulo Pedrosa.
De acordo com deputado eleito pelo distrito de Leiria, o objectivo de abrir base aérea de Monte Real à aviação civil conta já com mais de 30 anos. Lembrou que anualmente há cerca de oito milhões de peregrinos e turistas em Fátima, a que se juntam os que vêm para praticar surf e visitar o património edificado, números que “merecem uma reflexão” sobre esta pretensão.
O político destacou o interesse dos privados em operar numa infraestrutura aeroportuária que está apenas a cerca de uma hora de Lisboa.
Também o presidente da Câmara da Nazaré defendeu abertura desta base área para uso civil. “Considero que a concretização deste projecto é fundamental para o desenvolvimento do turismo na região, bem como para o crescimento das exportações da mesma”, disse Walter Chicharro, que vê a abertura do governo nesta matéria como uma boa notícia para a região.

- publicidade -