Estão abertas as inscrições para a atribuição de talhões de cultivo no projecto das hortas urbanas nas Caldas da Rainha, que ficarão localizadas num terreno da Câmara de 6.000 metros quadrados, divididos em 79 talhões, junto ao colégio Rainha D. Leonor. O projecto foi uma das propostas aprovadas no Orçamento Participativo de 2013, mas só agora irá avançar.
O “Caldas con[Vida] – Hortas Urbanas” pretende “transformar os espaços verdes inutilizados em espaços de cultivo e de produção alimentar hortícola sustentável em contexto urbano”, refere a apresentação do projecto. Uma nota de imprensa da autarquia dá conta que este é o primeiro espaço comunitário criado pelo município das Caldas para a produção agrícola, o qual pode ter um carácter de complemento ao rendimento familiar, ocupação de tempos livres, procura de hábitos de vida mais saudáveis através do cultivo e consumo de produtos biológicos, entre outros fins.
Curiosamente, em 2011, tinha sido chumbada na Assembleia Municipal das Caldas, com os votos contra do PSD e do CDS, uma proposta do então deputado Fernando Rocha (BE) para a criação de hortas urbanas. Nessa altura, Fernando Costa optou pela ironia e referiu que muito próximo das Caldas, no Nadadouro, 90% do terreno está por agricultar e que na Serra do Bouro e Foz do Arelho a percentagem dos terrenos por cultivar ascendem aos 95%. “Pergunto se há alguém nas Caldas que queira fazer culturas e não tenha a possibilidade de ter acesso a um terreno”, disse o então presidente da Câmara, acrescentando que a proposta do BE “é demagogia pura e barata”.
Três anos depois, e através do Orçamento Participativo, a autarquia vai disponibilizar, para além de um talhão com 90 metros quadrados destinado a estufa de utilização comunitária, vários talhões de utilização comunitária e outros de utilização colectiva, destinados a escolas do 1º ciclo, jardins-de-infância e Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Aos utilizadores serão disponibilizados instrumentos para o cultivo bem como sementes, rega e outros apoios. Podem candidatar-se a utilizadores dos talhões das hortas urbanas os munícipes ou pessoas colectivas que tenham residência no concelho das Caldas, podendo fazê-lo através da plataforma electrónica do município.
P.A.






























