A partir de 1 de Agosto voltará a haver médico na extensão de saúde de A-dos-Negros. Fica assim resolvida a situação que deixou sem médico de família cerca de dois mil utentes, depois de o médico Jorge Cardoso se ter reformado em Março passado.
A notícia foi dada à população pelo vereador da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, no passado dia 7 de Julho, durante a cerimónia comemorativa do 410º aniversário da freguesia. O evento destinou-se também a homenagear o médico Jorge Cardoso, que esteve a exercer funções perto de 30 anos naquela localidade.
Referindo-se ao homenageado, o autarca caraterizou-o como um “grande homem, grande médico e um amigo”, lembrando que sempre foi uma pessoa “muito preocupada em atender os seus doentes”. Esta homenagem foi decidida por unanimidade em Assembleia de Freguesia, assim como a comemoração do aniversário que é “bastante importante para a afirmação dos nossos valores”, destacou o presidente daquele órgão Paulo Capinha.
Também o presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Negros, Vítor Mata, se referiu ao médico como sendo uma pessoa “prestável e extremamente importante para a população”. O autarca lembrou as dificuldades por que têm passado os fregueses desde que em Março o médico de família se retirou, e que obrigou a que estes tivessem de se deslocar ao centro de saúde de Óbidos, de madrugada, para conseguirem atendimento.
Para além das consequências ao nível da saúde, a inexistência de médico na terra acarretou também prejuízos a nível económico, nomeadamente no posto de farmácia local, disse Vítor Mata, que lamentou o facto da sua freguesia estar a “perder qualidade de vida”.
Por outro lado, destacou a paisagem e património existente na freguesia, defendendo que precisam agora de atrair mais pessoas. Quanto a obras, Vítor Mata (que não se recandidata mas promete continuar a ser voz activa na defesa da terra) pediu mais equipamentos, sobretudo no campo social.
Uma descoberta histórica surpreendente
Facto curioso nesta efeméride foi o facto da freguesia o ano passado ter comemorado 257 anos e agora assinalar o 410º aniversário. Este avanço relâmpago de 153 anos deve-se à descoberta dos historiadores do Arquivo Histórico de Óbidos de que em 1603 já existia a paróquia de A-dos-Negros, muito antes de 1755 como antes se previa.
No próximo dia 11 de Agosto será inaugurada a nova extensão de saúde e edifício multi-serviços, que agrega as instalações da Junta de Freguesia, biblioteca e sala polivalente. A obra, concebida pelo arquitecto Carrilho da Graça, teve um custo de 1,2 milhões de euros, pago pelo município de Óbidos.
Nessa data será também inaugurada a exposição de etnografia e fotografia, prevista para o passado domingo, nas instalações da antiga escola primária, mas que foi adiada devido ao calor excessivo que se fazia sentir naquele edifício.
A festa terminou com a actuação da Orquestra da Academia de Música de Óbidos.
Um passeio para séniores
As comemorações do 410.º aniversário da freguesia de A-dos-Negros continuam no próximo dia 17 de Julho, com um passeio para maiores de 65 anos. Denominada “Serra e Mar”, a iniciativa terá início pelas 8h00.
As inscrições poderão ser feitas até ao próximo dia 13, na secretaria de Junta de Freguesia.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt































