Início Destaque A-dos-Francos em festa com tasquinhas, marchas e bailaricos

A-dos-Francos em festa com tasquinhas, marchas e bailaricos

0
A-dos-Francos em festa com tasquinhas, marchas e bailaricos
As marchas populares são um dos pontos altos das Tasquinhas, um evento que já se realiza há 18 anos
As marchas populares são um dos pontos altos das Tasquinhas, um evento que já se realiza há 18 anos

O desfile com as marchas populares de A-dos-Francos, Ventosa (Cadaval) e Coto (Caldas da Rainha), a 8 de Junho, foi um dos pontos altos das Tasquinhas de A-dos-Francos, que decorreram de 7 a 11 de Junho.
Este ano o recinto a céu aberto onde se realizam anualmente as tasquinhas contou com vários melhoramentos, o principal dos quais são as novas casas de banho. “Embelezámos mais o recinto, mas o ano passado já tínhamos melhorado o piso”, contou à Gazeta das Caldas o presidente da Junta de Freguesia, Justino Sobreiro.
O autarca mostrou-se orgulhoso por poderem contar agora naquela vila com uma casa-de-banho para deficientes. Segundo Justino Sobreiro, o investimento terá rondado os 40 mil euros, tendo havido muitas ofertas de materiais e de mão-de-obra. “A Câmara deu uma pequena ajuda também. Não sei bem quanto, mas não foi muito”, afirmou. “Esta é principalmente uma obra comunitária” porque as pessoas contribuíram com a maior parte.
Há 18 anos que A-dos-Francos realiza as suas tasquinhas em Junho e desde que se voltaram a realizar as marchas populares nas Caldas que é habitual os grupos oriundos da freguesia fazerem aqui também a sua apresentação. Na tarde de 10 de Junho desfilou também a marcha popular da Casa do Povo de A-dos-Francos.
As marchas populares de A-dos-Francos e Coto também  vão participar no desfile de 16 de Junho, na praça da Universidade.
Houve ainda bailes todas as noites e a actuação do rancho folclórico “Danças do Arnóia” da Sociedade de Instrução Musical, Cultura e Recreio de A-dos-Francos, a 10 de Junho.
Os comes e bebes estiveram a cargo do Grupo Desportivo e Cultural de A-dos-Francos e da Associação Cultural Recreativa e desportiva de Casais de Santa Helena.O presidente da Junta destacou o esforço que as pessoas fazem para que estas tasquinhas se possam realizar. “Dá muito trabalho e a carolice está a acabar um pouco”, embora esteja esperançado numa nova geração que tem mais vontade de colaborar.
Justino Sobreiro estava muito satisfeito com a adesão da população, não só da freguesia, mas também de todo o concelho e de fora deste. “Estes eventos aproximam muito mais as pessoas e ao mesmo ajudam financeiramente as colectividades”, disse.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.