A “aberta” da Lagoa foi reposta esta semana

0
336

Foi reposta, na manhã desta segunda-feira, a “aberta” que faz a ligação entre a Lagoa de Óbidos e o Oceano Atlântico, com as duas giratórias e os quatro dumpers contratados pelas Câmaras das Caldas e de Óbidos, com o apoio técnico do Laboratório Técnico de Engenharia Civil (LNEC), a trabalharem no local.
Segundo tinha avançado à Gazeta a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a intervenção na embocadura estava prevista para 22 de março, mas as condições favoráveis possibilitaram o adiantamento dos trabalhos um dia.
Na semana transata já haviam começado os trabalhos na margem Sul para tapar os sacos de areia recentemente deixados a descoberto pela agitação marítima.
A intervenção para a ligação da lagoa ao mar foi feita mais a Norte do que o local onde estava inicialmente identificado pelos técnicos da APA e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil como o de maior profundidade.
Tal como demos conta na última edição, esta foi a terceira reabertura do canal nos últimos seis anos. Simultaneamente, do lado da Foz do Arelho, a autarquia está também a intervir com o objetivo de tapar o emissário submarino e decorrem, desde o verão do ano passado, as dragagens na zona superior da Lagoa de Óbidos, para retirar 875 mil metros cúbicos de sedimentos, aumentando o volume de água na mesma ordem de grandeza.
As Câmaras das Caldas e de Óbidos já pediram uma dragagem na zona inferior da Lagoa para retirar a coroa de areia ali existente (e onde as máquinas não conseguem chegar), mas o entendimento da APA é de que terá de ser feito um concurso público para o efeito.

- publicidade -