O terceiro trimestre do ano de 2022 em revista com a Gazeta das Caldas

0
362

Julho: Hospital suscita posições

O Plano de Pormenor de Reabilitação Urbana do Centro Histórico das Caldas da Rainha, documento que esteve em elaboração durante duas décadas, foi apresentado publicamente em julho, em que um caso insólito com pavões instalados no centro da cidade deu que falar entre os moradores e turistas, mas ficou resolvido depois das crias nascerem e a família ser devolvida à Ilha do Parque.
A Associação PATO realizou um inquérito a utilizadores da Lagoa de Óbidos, registando entre as principais queixas a poluição e a falta de fiscalização adequada, entre outros pontos levantados que deixaram margem para aprofundamento posterior em estudos.
Foi inaugurada a Casa das Conchas – espaço de malacologia da Foz do Arelho. As bandas do concelho animaram as noites dos sábados no Parque D. Carlos I.
A Comunidade Intermunicipal do Oeste quis reabrir a discussão sobre a construção do aeroporto na Ota e nas Caldas a rota de ateliês de ceramistas “Mapa à descoberta da Cerâmica” deu a conhecer o trabalho dos artesãos ao longo do mês. O Teatro da Rainha levou “Mandrágora” ao Largo da Copa, junto ao Parque D. Carlos I, para quatro noites de lotação mais que esgotada. A Câmara das Caldas encomendou um estudo à Escola Nacional de Saúde Pública para justificar a construção do Hospital do Oeste no concelho. Cistermúsica levou música clássica e jazz a Alcobaça durante todo o mês de julho e a primeira semana de agosto, e o hotel de luxo Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel abriu pela primeira vez para receber uma das atuações. O município de Rio Maior expressou publicamente o seu apoio à construção do Hospital do Oeste nas Caldas. Caldas apresentou-se na rede das cidades criativas da UNESCO, num encontro no Brasil, em conjunto com outras cinco cidades lusas. O Mercado Medieval de Óbidos foi visitado por 150 mil pessoas durante os 11 dias do evento.

Agosto: Pressão sobre Marta Temido

- publicidade -

Na saúde, quatro novos médicos foram colocados no ACeS Oeste Norte, e o encontro de autarcas da região com a antiga ministra da Saúde, Marta Temido adensou debate acerca da localização do novo hospital. O programa a fundo perdido “Garantir Cultura” atribuiu verbas a diversas entidades artísticas em concelhos da região. João Vinagre lançou livro sobre a Benedita do século XVII, a partir de registos paroquiais.
Em agosto era notícia o facto de o município de Rio Maior investir 2 milhões de euros numa residência para estudantes a partir da recuperação de dois edifícios no centro histórico, e cuja abertura está prevista para finais do próximo ano. Na edição do dia 4 de agosto, apresentou-se um especial sobre as Berlengas, e deu-se conta da chegada do Flixbus às Caldas da Rainha. No desporto, o areal da praia de S. Martinho do Porto voltou a receber o International Beach 24h.
As bicicletas elétricas de uso partilhado “Rainhas” começaram a circular pela cidade. Agosto é o mês das festas, que não faltaram na região. Realizou-se também a Semana Internacional do Piano de Óbidos. Nasceu o Gabinete da Juventude para que os jovens também tenham uma palavra a dizer no que gostavam de ver a acontecer na sua cidade. Os flamingos estiveram de visita à Lagoa de Óbidos, e também houve avistamento de golfinhos no mar da Foz do Arelho. Nasceu um projeto pioneiro de máquinas para a reciclagem de plástico que dão descontos em títulos de transporte. A produção de azeitona no Oeste mais que triplicou em 20 anos.
Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença na cerimónia de homenagem ao bombeiro de Óbidos falecido no combate a incêndio, e a mesma edição dá conta da bolsa de meio milhão recebido por uma caldense para continuar a investigar neurociências nos EUA.

Setembro: Termas de regresso às Caldas

As obras na ala Sul do Hospital Termal foram finalizadas e a Feira dos Frutos foi bem sucedida pois encheu o Parque D. Carlos I. Caldas assinalou os 95 anos de elevação à cidade com atividades culturais e já pensa na celebração do centenário. A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde recomendou ao Centro Hospitalar do Oeste a instauração de um processo disciplinar à médica que assistiu a grávida que perdeu o bebé no Hospital das Caldas, a 9 de junho. Foi inaugurado um monumento que celebra os 300 anos da feira da Cebola em Rio Maior. A Câmara das Caldas decidiu interromper o apoio financeiro à organização do World Press Cartoon, inviabilizando a realização do certame em 2023. As exportações, importações e défice da balança comercial atingiram novos recordes na região para os primeiros seis meses do ano. A 15 de setembro dá-se nota do arranque do ano letivo, de regresso à normalidade após a pandemia. Um grupo de timorenses que veio trabalhar para a apanha da fruta na região foram abandonados e pediram apoio. A fábrica Schaeffler, com nova liderança, desenhou investimentos superiores a um milhão de euros. Na edição de 22 de setembro noticia-se que ao fim de treze anos voltam a ser realizados tratamentos com água termal no Hospital Termal das Caldas. A Câmara das Caldas está a desenvolver um master plan para o futuro do termalismo na cidade. António Sales cessou funções como secretário de Estado Adjunto e da Saúde, despedindo-se do Governo do PS com “sentido de dever cumprido”. E a regata da Gazeta das Caldas e parceiros voltou ao lago. A 29 de setembro foi publicada a edição especial dos 97 anos da Gazeta. O salirense António Morgado sagra-se vice-campeão do Mundo de ciclismo e o edil caldense ao fim de um ano de poder local anunciou vontade de se recandidatar. Os bombeiros caldenses ainda assinalaram 127 anos de serviço à comunidade. ■

- publicidade -