Alunos da EHTO mostraram a versatilidade do pato e da pimenta rosa

0
765

IMG_5601 copyUm menu de degustação foi a melhor maneira de apresentar as várias possibilidades de confeccionar pato e também da aplicação da pimenta rosa em mais uma edição do projecto Raízes da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
A carne de pato é reconhecida no mundo da culinária pela sua versatilidade. As várias peças têm diferentes formas de serem cozinhas e diferentes pontos de cozedura e foi isso que demonstraram os alunos do terceiro ano de Cozinha e Pastelaria.
O pato surgiu primeiro em forma de um consommé (um caldo). Depois foi servida a moela estufada. A perna foi confitada (uma técnica de cozedura lenta em gordura) e defumada com alecrim. E o magret (o peito) servido em cor rosada, acompanhou com um puré de batata doce.
O Chef Luís Tarenta explicou que a escolha por um menu de degustação visou também preparar os alunos para o mercado de trabalho, onde vão encontrar este tipo de serviço. E como o pato “tem várias texturas, dá para utilizar várias técnicas”.
Para além de versátil, a carne de pato é uma proteína magra, baixa em calorias, mas rica em nutrientes. É uma fonte importante de vitamina B3, que metaboliza as gorduras do corpo e ajuda a controlar o colesterol. Uma porção de 100 gramas de carne de pato fornece metade das necessidades diárias de proteína, é ainda rica em ferro e em selénio, que activa muitas das enzimas do organismo.
Mas nem só de pato se fez este menu de degustação, que juntou também vários elementos com pimenta rosa. Esta especiaria casou muito bem com camarão numa entrada. E com as duas sobremesas servidas, uma bavaroise com mirtilo e um pudim de ovos, dando-lhes uma dimensão completamente diferente.
Apesar do nome, a pimenta rosa não é exactamente uma pimenta como as outras. Trata-se do fruto da aroeira, que tem um sabor levemente adocicado e uma ardência quase impercetível. É um alimento com efeito anestésico, anti-inflamatório e microbiano, que ajuda a diminuir a formação de coágulos no sangue e melhora a circulação sanguínea. É rica em vitamina A, B1, B2 e C, o que a torna um bom instrumento para prevenir gripes e constipações.

- publicidade -