O casal Andreia Marques e David Constantino relata a história de amor e perda da filha Maria Pilar

“385 dias de amor” intitula o livro que será apresentado em Óbidos a 15 de Fevereiro. A obra, datada entre 4 de Setembro de 2017 e 24 de Setembro de 2018, relata o tempo em que Andreia Marques e David Constantino, residentes nas Gaeiras, viveram com a filha, Maria Pilar. Esta é uma iniciativa no âmbito do Mês dos Afectos, que Óbidos celebra em Fevereiro.

Andreia Marques foi mãe em Setembro de 2017. Às 22 semanas de gravidez, quando descobriu que a filha tinha um problema cardíaco, começou a escrever para ela. Ainda não era o livro que agora dá à estampa, mas sim um diário onde revelava como tinha sido a descoberta e o que iriam fazer, para que quando a filha tivesse as suas revoltas de adolescente percebesse o que tinham feito por ela. Infelizmente a história teve um desfecho triste, com a morte da pequena Maria Pilar em Setembro de 2018, o que levou Andreia Marques a alterar o rumo da história e começar a escrever sobre ela.
“Este livro surgiu para me tentar ajudar a entender a sua curta passagem entre nós”, explicou a autora à Gazeta das Caldas. Andreia Marques conta ainda que a filha só esteve viva 385 dias e que com esta obra pretende dar a conhecê-la às pessoas, mostrando a bebé que foi e as vidas que tocou. “Não é fácil sermos pais e de um filho doente e conheci muitos com o mesmo trajecto que nós, que já perderam os seus bebés”, conta a jovem mãe, acrescentando que quando a filha faleceu sentiu muita falta de apoio. Para partilhar as suas emoções e a aprendizagem que tem feito, criou também, em Abril do ano passado o blog da Maria Pilar.
O casal reconhece que a perda nunca é superada mas aprendem a lidar com ela. O marido, David Constantino, ajudou a escrever a parte final do livro, do hospital. Enfermeiro de profissão, refere que cada um vive o luto de maneira diferente e que a esposa tinha que escrever o livro para se superar.
No próximo dia 15 o livro será lançado em Coimbra (onde a bebé nasceu e faleceu), pelas 15h00, e em Óbidos, pelas 21h30. Depois estão previstos lançamentos nas Caldas, em Março, e depois em Leiria, na biblioteca e também na Escola Superior de Enfermagem para profissionais de saúde.
“Nunca pensei que tantas pessoas quisessem conhecer a nossa história e a nossa filha”, diz Andreia Marques, com o sentimento de missão cumprida. A autora acrescenta que, apesar de ter um desfecho triste, os leitores podem ali encontrar muitos sentimentos, desde o sofrimento ao amor, passando pela superação e a esperança.
O livro tem um custo de 15 euros, dos quais 20% das vendas revertem para a Pneumologia Pediatria do Hospital Pediátrico de Coimbra, para ajudar na investigação e tratamento destes casos. “385 dias de amor” estará à venda na Gazeta das Caldas, a partir de 17 de Fevereiro, no blog e na loja “Gifts with love”, nas Caldas da Rainha.

- publicidade -