Na região, as únicas alterações verificam-se na Lourinhã, que terá mais uma praia galardoada enquanto que Torres Vedras perdeu uma distinção
As praias do Mar e Lagoa, na Foz do Arelho, vão continuar a hastear a bandeira azul este ano. Também em Óbidos, as praias do Bom Sucesso e Rei do Cortiço irão hastear o símbolo da qualidade atribuído às zonas balneares que cumprem um conjunto de critérios relacionados com informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, equipamentos, segurança e serviços.
No concelho de Alcobaça as praias de Paredes de Vitória e S. Martinho do Porto mantêm o galardão, tal como acontece na Nazaré, com as praias da Nazaré e Salgado. Neste concelho foram também galardoadas as embarcações ecoturísticas Argus, Bennu e Roaz.
Em Peniche há sete praias com a bandeira azul, são elas o Baleal Norte, Baleal Sul, Consolação, Cova da Alfarroba, Gamboa, Medão – Supertubos e S. Bernardino. Já a Lourinhã conta este ano com mais uma praia galardoada, a de Peralta, que se junta às da Areal Sul, Areia Branca, Areia Branca – Foz e Porto Dinheiro.
Torres Vedras é o concelho com mais praias galardoadas no Oeste, 11 no seu total. São elas a praia Azul, Centro (Santa Cruz), Física (Santa Cruz), Formosa, Foz do Sizandro – mar, Navio, Pisão (Santa Cruz), Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul. No entanto, foi também o único na região, a perder um galardão, na praia de Porto Novo.
Este ano, e de acordo com a Associação Bandeira Azul Europa, Portugal tem 440 praias, marinas e embarcações com bandeira azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas. ■































