Início Sociedade Mais de 300 rastreios do cancro do colo do útero na primeira Semana da Mulher

Mais de 300 rastreios do cancro do colo do útero na primeira Semana da Mulher

0
Mais de 300 rastreios do cancro do colo do útero na primeira Semana da Mulher
A Semana da Mulher incluiu sessões de educação que transformaram as salas de espera em espaços de aprendizagem | Natacha Narciso

Termina amanhã, 20 de Maio, pelas 10h00, com uma caminhada e uma aula de Tai Chi no Parque D. Carlos I, a primeira Semana da Mulher, iniciativa organizada pela Unidade de Saúde Familiar Rainha D. Leonor. No âmbito desta iniciativa realizaram-se entre os dias 8 e 11 de Maio 321 consultas de Planeamento Familiar, onde a maioria das mulheres fez rastreio do cancro do colo do útero.

A sala de espera das consultas da USF Rainha D. Leonor, que funciona no Centro de Saúde, estava transformada em espaço de aula, na passada quarta-feira, 11 de Maio. A instrutora é a professora de Yoga, Mafalda Sousa que é também utente daquela unidade. Foi convidada para fazer um workshop sobre Técnicas de Relaxamento e ensinou várias técnicas de respiração a uma plateia composta por utentes e profissionais de saúde. São mulheres, de várias idades, que aprenderam a ter mais controlo sobre mente e corpo, através da meditação e melhoria das técnicas de respiração.
“Estas sessões são óptimas para gente de todas as idades. Podemos aprender a ter maior controlo sobre a nossa mente, corpo e sistema nervoso”, disse a formadora, acrescentando que não sendo possível controlar o que os outros fazem, “podemos sim ter mais controlo sobre como reagimos a cada situação”.
No final da sessão, as utentes partilharam com a convidada as diferentes formas como reagem a situações de tensão e algumas revelaram que vão passar a usar as técnicas de relaxamento que aprenderam, relacionadas com a respiração.
Este foi apenas um dos workshops que fez parte da primeira Semana da Mulher da USF que teve como principal objectivo “aumentar o número de mulheres rastreadas para o cancro do colo do útero e alertar as senhoras para a necessidade de prevenção”, disse Paula Oliveira, a médica responsável por aquela unidade de saúde.
Além das consultas normais, durante aqueles quatro dias, os oito médicos da USF realizaram 321 consultas de Planeamento Familiar a mulheres dos 25 aos 60 anos.
Estão inscritos nesta USF 15.100 utentes. Completam a equipa de oito médicos, igual número de enfermeiros e quatro secretários clínicos. “Nem sempre é fácil abrir a USF à comunidade fora do funcionamento regular”, disse a médica responsável, satisfeita com a adesão das utentes. Paula Oliveira diz que a Semana da Mulher terá nova edição no próximo ano. Nesta semana de estreia realizaram-se também sessões de educação para a saúde sobre Infecções Urinárias, Métodos Contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Rastreios. Os workshops tiveram como temas Beleza e Saúde, Alimentação na Menopausa, Técnicas de Relaxamento e Sexualidade na Mulher.

Aconselhamento médico à distância de um clique

“À distância de um clique” é como se designa o projecto da USF Rainha D. Leonor que foi uma das vencedoras da edição 2016 do concurso Missão Continente (promovida pelo Grupo Sonae). Esta  iniciativa, que este ano se dispôs a apoiar projectos na área da saúde familiar, apoiou 40 ideias oriundas de várias unidades de todo o país.
A USF Rainha D. Leonor recebeu 15 mil euros para este projecto de novas tecnologias que será colocado à disposição das grávidas e pais de recém-nascidos. Estes vão poder  contactar via Skype com a equipa de saúde que conhecem a fim de esclarecer dúvidas sobre a saúde dos seus bebés. O contacto pode ser estabelecido entre segunda a sexta-feira apos o nascimento e até aos dois meses de idade dos filhos.
“Trata-se de um aconselhamento on-line  que não substitui a consulta”, explica Paula Oliveira. Os pais poderão, durante uma hora, esclarecer dúvidas com médicos e enfermeiros sobre alimentação, os cuidados cutâneos, o sono, as cólicas, ou o transporte do filho recém-nascido. E poderão fazê-lo através da internet, sem necessidade de se deslocarem à USF.
O prémio contemplou atambém aquisição do material informático, de máquinas eléctricas de colheita de leite e cadeiras de contenção para transportar os bebés nos automóveis. Estes serão emprestados a utentes da USF, consoante avaliação do serviço social.
“À distância de um clique” irá entrar em funcionamento no mês de Junho.
Também a  Unidade de Saúde Pública Zé Povinho, que  pertence ao ACES  Oeste Norte viu o seu projecto  “Os Silva – Vivendo Familiarmente” contar com apoio do concurso Missão Continente. Irá receber 8000 euros para adaptar a filme uma peça criada pelo grupo de teatro da Escola Secundária de Peniche sobre a família, a qual coloca em foco as questões de género.

 

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.