25 toneladas de chocolate em Óbidos

0
441
A apresentação do festival decorreu na Praça de Santa Maria, agora transformada em Grand Place du Chocolat

O festival, que vai na sua 21ª edição, tem por temática a banda desenhada

A 21ª edição do Festival Internacional de Chocolate, que decorre em Óbidos entre 10 e 26 de março (de sexta-feira a domingo) contará com 25 toneladas de chocolate. Parte dessa quantidade será utilizada nas esculturas de chocolate, criadas pela equipa do chef chocolatier Abner Ivan, este ano dedicadas à temática da banda desenhada. Heróis como o Homem Aranha, as duplas Asterix e Obelix e Tom and Jerry, o cowboy Lucky Luke e a personagem Mónica, da Turma da Mónica, são algumas das esculturas já feitas, que traduzem mais de duas mil horas de trabalho e que estarão em exposição na Óbidos Chocolate House. Durante o evento a equipa estará a trabalhar ao vivo, mostrando ao público como criam autênticas obras de arte “100% em chocolate”.
A cerimónia de apresentação do evento, decorreu no passado dia 2 de março, na Praça de Santa Maria, que durante o festival estará transformada em Grand Place du Chocolat, uma esplanada de inspiração francesa, que contará com momentos musicais, como foi o caso da atuação da banda Cacao&Rouge.
À semelhança do ano passado, o evento estará distribuído pela vila. Com uma forte componente formativa, estarão presentes no Salão do Chocolate as escolas da área da pastelaria e hotelaria, o Politécnico de Leiria, as escolas do Turismo de Portugal e a Escola Profissional da Nazaré, a par da exposição de esculturas e a criação de esculturas ao vivo, várias demonstrações e apresentações de produtos, explicou Ricardo Duque, presidente do Conselho de Administração da Óbidos Criativa. Na cerca estará ainda a Estação Melgão, o espaço Wine & Chocolate Joaquim Arnaud, a Casa do Chocolate by Dots e haverá ilustradores a trabalhar ao vivo.
O showcooking vai acontecer no auditório da Casa da Música, enquanto que no Museu Abílio estará uma exposição de Banda Desenhada e haverá oficinas e ateliers na Casa Saramago & Espaço My Machine. De acordo com o curador do festival, o chef Francisco Siopa, este ano foi “dado o grande salto”, com a “presença da melhor escola do mundo, a École Ducasse”, e a presença de 57 chefs, alguns deles internacionais.
No dia do lançamento do festival esgotaram as inscrições para a Corrida do Chocolate, que decorre a 25 de março e este ano contará com 850 atletas. A vereadora Margarida Reis, destacou ainda o envolvimento crescente das escolas no festival, tal como tem acontecido noutros eventos. O evento, que vai já na sua 21ª edição e tem por objetivo quebrar a sazonalidade, conta com um investimento de 250 mil euros e prevê atrair 150 mil visitantes. Para o presidente da Câmara, Filipe Daniel, trata-se de uma “referência consolidada” em Óbidos e estão já a fazer uma transição para o vinho, outro projeto que querem trabalhar no concelho.
O evento estará aberto das 11h00 às 20h00, e os bilhetes gerais têm um custo de 10 euros, a partir dos 12 anos, ou 8 euros, entre os 4 e os 11 anos ■

- publicidade -