Mais de 100 mil pessoas entraram na cerca do castelo durante a Vila Natal
O bom tempo que se fez sentir, a boa organização do evento, a animação, a opção das pessoas em ficar na região e no país, podem estar entre as razões que levaram a que a edição deste ano da Vila Natal fosse a mais concorrida de sempre.
De acordo com o administrador da Óbidos Patrimonium, que organiza o evento, entraram na cerca do castelo mais de 100 mil visitantes durante a Vila Natal (8 de Dezembro e 3 de Janeiro) e o número de visitas à vila durante o mesmo período foi superior a 200 mil. “Nos três anos em que participamos na Vila Natal este foi o melhor ano, parece que a crise não passou por aqui”, conta António Marques que, juntamente com a esposa, Raquel Antunes, criou a “Casa da Heidi”.
Neste espaço, cuidadosamente decorado a rigor, comercializaram durante todo o evento bifanas, caldo verde, salsicha alemã, frango assado e, claro, a atracção da casa, os cachorros quentes. Mas não foi só o espaço que foi preparado para o evento, como se saído de um filme de animação, também os responsáveis, Raquel e António, se trajaram de Heidi e Pedro, respectivamente, numa alusão à obra infantil da escritora suíça Johanna Spyri. No Mercado Medieval são os alquimistas e no Festival de Chocolate os chocolateiros, sempre com propostas diferentes e originais em cada um dos eventos. “Este ano está muito melhor estruturado, tem mais espaços para os miúdos andarem, mais actividades”, acrescenta Raquel Antunes, dando nota de uma maior organização e reutilização de recursos. “Foi um bom evento em todos os aspectos, a parte financeira é um acrescento”, refere António Marques
António Marques e Raquel Antunes participam há três anos com a “Casa da Heidi”
que tem uma teoria muito própria, de que a crise ajudou ao sucesso do evento. “Todas as pessoas que estariam para ir para fora acabaram por ficar na região, mas tiraram na mesma uns dias para se divertir e o que estava perto e era bom era a Vila Natal, acabando por cá vir”, conta à Gazeta das Caldas.
O empresário acrescenta ainda que as pessoas saíam felizes do evento, destacando que este ano a organização está de parabéns.
Para Março está já garantida presença do casal residente nas Gaeiras no Festival de Chocolate com a famosa sangria de chocolate.
Paulo Pires marcou presença pela primeira vez na Vila Natal, mas pretende voltar no próximo ano. “Foi uma experiência muito positiva, houve muita gente e bom tempo, permitindo o sucesso do evento”, conta o responsável pelo quiosque Crepe: O Original, da Marinha Grande, que costuma fazer feiras e eventos temáticos.
Resolveram integrar a Vila Natal para completar o ciclo de vendas anuais, numa altura em que há menos eventos deste género, e porque já conheciam o Festival de Chocolate, onde participam desde 2008.
Trata-se de uma experiência diferente, desde logo porque a duração é diferente assim como a concentração das pessoas.
Entre as vendas, o mais pedido foi mesmo a especialidade da casa: crepe com nutella, crepe com chocolate quente e morangos e crepe com leite condensado. “Foi um evento óptimo, o investimento é elevado mas o retorno também é muito bom, o que nos motiva a voltar”, conta Paulo Pires que regressa já no Festival de Chocolate.
O administrador da Óbidos Patrimonium, destaca ainda que o evento beneficiou o comércio da região. “Tivemos uma taxa de ocupação na hotelaria a rondar os 100% e muita procura na restauração”, disse José Parreira.
Paulo Pires estreou-se este ano mas garante que voltará na próxima edição
De acordo com o responsável, nesta edição conseguiram contrariar a crise fazendo com que as pessoas “tivessem acesso a um produto muito bom a um preço acessível”. Para além disso, houve mais de 10 mil pessoas de IPSS e outras instituições de índole social, que entraram gratuitamente.
Para além da grande participação de público, a Vila Natal teve uma característica particular, que foi a componente da solidariedade social, a campanha Gorro Azul, a favor do projecto Olha-te. O artista André Sardet foi o rosto desta iniciativa, marcando presença diversas vezes na vila, o que também ajudou no sucesso desta campanha.
De acordo com José Parreira “estas iniciativas devem continuar no centro das nossas atenções, e o Óbidos Vila Natal foi um bom exemplo e uma oportunidade de passar essa mensagem”.