Mais de 2000 pessoas no arraial da Santa Casa

0
1601
Gazeta das Caldas
Perto de mil pessoas passaram pela Praça de Touros na sexta-feira | Isaque Vicente

O tradicional Arraial da Santa Casa da Misericórdia recebeu mais de 2000 pessoas em dois dias que decorreram na Praça de Touros. Além do ambiente bem típico dos Santos Populares, da música e da transmissão do jogo de Portugal, houve bolo de parabéns para comemorar os 89 anos da instituição e homenagens a antigos corpos sociais (Alberto Cortez, António dos Santos Marques, João Varela e Maria José Varela).

A Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha celebrou o seu 89º aniversário com o tradicional arraial numa colorida Praça de Touros. Entre sexta-feira e sábado passaram pelo recinto mais de 2000 pessoas. Num ambiente típico de Santos Populares, não faltaram as sardinhas assadas e a boa disposição.
Alberto Cortez, Tó Marques, João Varela e Maria José Varela foram os homenageados este ano, por terem integrado, uns, a mesa administrativa e, outros, o conselho fiscal da Santa Casa das Caldas durante perto de 30 anos. A cada um foi entregue um azulejo com um emblema da instituição.
Na noite de sexta-feira houve baile com os JimDungo e Os Declínios. Pelo meio realizou-se um espectáculo de fogo com malabares.
Tal como no ano passado, na tarde de sábado houve futebol transmitido no palco na Praça de Touros. Se no último ano foi o Campeonato Europeu, este ano foi a Taça das Confederações. E a vitória de Portugal por quatro golos sem resposta contra a Nova Zelândia, que confirmaram o apuramento, ajudaram a animar o ambiente.
Também no sábado realizou-se um sorteio de rifas, sendo o prémio um cabaz de alimentos. A noite contou com a animação de Bric-a-Brac e Bico d’Obra.
Durante os dois dias houve um serviço de restaurante que, além das já referidas sardinhas, tinha bifanas, febras, moelas, caracóis e sopa de caldo verde.

800 utentes e 130 funcionários

- publicidade -

Actualmente a Santa Casa da Misericórdia das Caldas tem 650 utentes nas diferentes valências, servindo ainda 160 refeições diárias na cantina social. São 400 em Contrato Local de Desenvolvimento Social e Redes Locais de Intervenção Social, 75 no jardim de infância, 67 no lar de idosos, 60 em apoio domiciliário, 18 na casa de repouso, 15 no lar de infância e juventude e mais 15 no centro de acolhimento temporário. Para este trabalho conta com 130 funcionários.
As receitas do arraial reverteram a favor do funcionamento da instituição.
Lalanda Ribeiro, provedor da Santa Casa das Caldas, disse à Gazeta das Caldas que é preciso renovar uma parte antiga do lar de idosos e das instalações onde funcionava o lar de infância e juventude (que agora está no novo edifício) para albergar idosos.

- publicidade -