Apoio público permite requalificações e ampliações nas estruturas das instituições particulares de solidariedade social
O Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL) vai ser apoiado com 215 mil euros num investimento próximo de 270 mil euros para a requalificação de uma estrutura de Lar Residencial que apoia 12 pessoas com deficiência. Esta resposta social é uma intervenção especializada e focalizada no bem-estar e qualidade de vida dos residentes, pelo que o investimento irá possibilitar a reorganização funcional do equipamento existente e a melhoria das suas condições de habitabilidade, assegurando requisitos de bem-estar, qualidade de vida e inclusão social. Ainda no concelho das Caldas, é apoiado o Centro Social do Nadadouro, com 250 mil euros para a Estrutura Residencial para Idosos, para 35 novos utentes, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3ª Geração – Pares 3.0.
Para o concelho de Óbidos, foram celebrados dois contratos, um com o Centro Social Cultural e Recreativo da Amoreira e outro com o Centro Social e Cultural para o Desenvolvimento do Olho Marinho. Na Amoreira, o contrato prevê obras de remodelação e ampliação das instalações do Centro de Dia, que abrangem 40 utentes, num investimento total de 214 mil euros, com uma comparticipação pública de 171 mil euros. Já no Olho Marinho, trata-se do desenvolvimento de respostas sociais na Estrutura Residencial para Idosos, com capacidade para 39 utentes, e que também engloba também Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário estes já existentes com 16 e 42 utentes respetivamente, num valor total de 2,1 milhões de euros e um investimento público de 1,2 milhões de euros.
No total, o apoio no distrito de Leiria ascende a 15 milhões de euros, distribuídos por 24 contratos para as instituições particulares de solidariedade social, que representam um investimento total próximo dos 26 milhões de euros. ■































