Certificação de “Nível Bom” reconhece qualidade do serviço enquanto prestador de cuidados de saúde
O Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar das Caldas da Rainha recebeu a Certificação da Qualidade de “Nível Bom” pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde, de acordo com o modelo da Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde. De acordo com nota de imprensa da ULS Oeste, esta certificação visa reconhecer a qualidade do Serviço de Pediatria – Urgência, Internamento, Consulta Externa e Hospital de Dia, enquanto prestador de cuidados de saúde, ao nível das estruturas organizativas, mas essencialmente da prática clínica desenvolvida pelos profissionais na prestação dos cuidados de saúde aos utentes, consolidando a cultura de qualidade e segurança que se pretende para todo o SNS, ficando desta forma fortalecida a confiança dos cidadãos e dos profissionais neste serviço.
A diretora do Serviço de Pediatria, Luísa Preto, fala do “orgulho” que sente na equipa que dirige e a quem agradece “todo o entusiasmo e dedicação com que se empenhou em levar a cabo esta imensa tarefa, bem como a preciosa ajuda da equipa de gestoras que acompanhou este processo”.
Obtida a certificação segue-se a fase de acompanhamento do processo de melhoria contínua da qualidade do Serviço de Pediatria, que durará cinco anos. Durante esta fase será feita uma visita de avaliação externa (auditoria de acompanhamento) pela DGS, que deverá ocorrer em outubro de 2026.
Jornadas de Pediatria
As XXX Jornadas de Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha vão decorrer hoje e amanhã, dias 13 e 14 de novembro, no CCC, sob o mote “Ponto por Ponto”.
Na sessão de abertura comemorar-se-á o 30º aniversário desta iniciativa. Entre os vários temas técnicos que serão apresentados ao longo dos dois dias de jornadas, será também lançado o podcast “Crescer à Conversa – um podcast de pediatria das Caldas da Rainha”. ■


































